08:50hs
Terça Feira, 19 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Política
21/08/2017 20h09

Vaccarezza diz que dinheiro vivo em casa é 'empréstimo de amigo'

O ex-deputado Cândido Vaccarezza (ex-PT/SP) afirmou à Polícia Federal nesta segunda-feira, 21, que uma parte do dinheiro vivo apreendido pela Operação Abate em sua casa é "empréstimo de um amigo" e a outra foi declarada à Receita. O ex-líder dos governos Lula e Dilma na Câmara declarou que o valor seria usado para cobrir despesas de uma cirurgia de remoção de câncer na próstata.

A Abate, deflagrada na sexta-feira, 18, é a 44.ª etapa da Lava Jato. Os investigadores encontraram ao menos R$ 122 mil em espécie na casa de Vaccarezza, na Mooca, em São Paulo. O ex-deputado foi preso por ordem do juiz federal Sérgio Moro que impôs a ele regime de custódia temporária por cinco dias. Nesta segunda, 21, ele foi interrogado na PF em Curitiba, base da Lava Jato.

O advogado Marcellus Ferreira Pinto, que defende o ex-deputado, informou que o ex-parlamentar respondeu a todos os questionamentos da Polícia Federal.

"Uma parte do dinheiro encontrado está declarada no imposto de renda desde o exercício de 2015, a outra tem origem em um empréstimo contraído por um amigo perante a Caixa Econômica Federal e os documentos comprobatórios serão anexados ainda hoje aos autos. O valor apreendido seria usado para o custeio de uma cirurgia de remoção de câncer na próstata, cujo procedimento preparatório seria realizado hoje (segunda-feira, 21,) pela manhã, em SP, no hospital Sírio Libanês", afirmou.

Vaccarezza é suspeito de receber propina de US$ 500 mil decorrentes de contratos da Petrobras.

Segundo seu advogado "não há provas de participação de Vaccarezza no esquema que vitimou a Petrobras".

"Os indícios são frágeis e incapazes de sustentar uma ação penal", afirmou Marcellus Ferreira Pinto.

"A defesa confia nos Tribunais e acredita na soltura de Vaccarezza após o fim do período da prisão temporária."

Defesa

Sobre o depoimento de Cândido Vaccarezza, o advogado Marcellus Ferreira Pinto esclarece, por meio de nota, que "todos os questionamentos foram respondidos. Não há provas de participação de Vaccarezza no esquema que vitimou a Petrobras, os indícios são frágeis e incapazes de sustentar uma ação penal. Uma parte do dinheiro encontrado está declarada no imposto de renda desde o exercício de 2015, a outra tem origem em um empréstimo contraído por um amigo perante a Caixa Econômica Federal e os documentos comprobatórios serão anexados ainda hoje aos autos. O valor apreendido seria usado para o custeio de uma cirurgia de remoção de câncer na próstata, cujo procedimento preparatório seria realizado hoje pela manhã, em SP, no hospital Sírio Libanês. A defesa confia nos Tribunais e acredita na soltura de Vaccarezza após o fim do período da prisão temporária".

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG