19:41hs
Domigo, 09 de Dezembro de 2018

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1250
Correio do Papagaio - Edição 1254
Regional
23/10/2018 11h42

1ª Semana do Patrimônio de Passa Quatro

Evento aconteceu durante o mês de setembro

Nos dias 25 a 29 de setembro aconteceu a 1ª Semana do Patrimônio de Passa Quatro, com uma vasta programação, com palestras, oficinas, cursos etc.

Evento que buscou, através do agrupamento de atividades para diversos públicos, aproximar a sociedade e patrimônio, viabilizando a atividade preservacionista e possibilitando a transmissão do patrimônio às gerações futuras.

A abertura da Semana começou com a exposição Ver, Re-Conhecer, Preservar, que trouxe histórias e registros dos bens protegidos por tombamento da cidade. Na oportunidade houve o esclarecimento sobre a importância de preservar os bens culturais aproximando a população do Conselho de Patrimônio para que juntos possam se esforçar para cuidar e preservar a história da cidade para as próximas gerações.

Abrindo a programação das oficinas, no dia 26, houve o curso de Calcetagem na prática com Paulo Leite, calceteiro da Prefeitura, junto com o Engenheiro Gustavo Greca, da Secretaria de Obras. O calçamento da cidade é protegido por tombamento, por isso, na oficina foi mostrado técnicas para execução e manutenção das ruas.

Na quinta-feira, dia 27, aconteceu a Oficina de Argamassa Histórica (teoria e prática), ministrado pela arquiteta Olivia Costa, especialista em Gestão e Prática de Obras e Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural, com o apoio do Lucas (funcionário do Município).

No dia 28, sexta-feira, os interessados puderam participar da Oficina de Caiação, um tipo de pintura a base de cal, ministrada pela arquiteta Olívia Costa com a colaboração do Zezinho, funcionário do Município. A pintura a cal bem feita dura muito tempo e ela é a mais indicada para ser aplicada sobre argamassas históricas, como é o caso de algumas casas da cidade.

No sábado houve uma Visita Guiada gratuita, que saiu da Casa da Cultura e fez um trajeto a pé pelo núcleo histórico da cidade, com contações de histórias e curiosidades dos bens do município.

Houve ainda palestras sobre os temas Educação e Patrimônio no Brasil; Obra Legal, Patrimônio e Construção Civil. E, para encerar a Semana do Patrimônio, no sábado, dia 29, aconteceu a palestra “Passa Quatro, Memória e Revolução”, com o Coronel César Braz Ladeira, que contou sobre a importância estratégica de Passa Quatro para a revolução de 1932. O Coronel, que é um grande conhecer dos fatos, contou sobre o que aconteceu na cidade e quais heróis que fizeram história.


Casa da Cultura. Foto:Thiago Castello Branco

Cel. César Bráz Ladeira durante a palestra Passa
Quatro, Memória e Revolução 



A programação também contou com um concurso de fotografia sobre “Novos olhares sobre o Patrimônio de Passa Quatro”. As imagens vencedoras participarão do material de divulgação do Patrimônio Cultural de Passa Quatro.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Luis Gustavo Franco da Rosa (Tatau), a primeira edição da Semana do Patrimônio foi um desafio, pois, como em qualquer outro evento, é preciso formar público. “O evento me surpreendeu, eu tiro o chapéu para os passaquatrenses porque eles realmente têm a preocupação de guardar o seu patrimônio. Agora é necessário intensificar o trabalho de educação patrimonial principalmente com aqueles que atuam na área da construção civil, desde o pedreiro e mestre de obras até o engenheiro e arquiteto. Assim, terminamos a Semana do Patrimônio com o sentimento de felicidade porque vem aí uma nova safra de profissionais com os olhos voltados para a importância da preservação do patrimônio, conseguimos despertar isso neles”, ressalta o secretário.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG