23:06hs
Terça Feira, 13 de Abril de 2021

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1530
Correio do Papagaio - Edição 1532
Regional
28/02/2021 15h00

Alquimias das Gerais em Andrelândia conta a história do Peixinho da Horta

Fundação Guairá e equipe de cinema de Andrelândia lançam filme sobre sabores da horta

Ao longo dos séculos, na formação das Minas Gerais, a comida para os mineiros sempre foi uma mistura infindável de ingredientes, de influências, de adaptações, de alquimias que resultaram nessas fabulosas iguarias, nesses quitutes que não apenas agradam ao paladar mas também aos olhos, ao olfato, ao tato, às lembranças. Todo esse arsenal que forma a cultura gastronômica do Estado se dá pelo comando de pessoas, verdadeiros artistas que se escondem nas cozinhas das fazendas, das casas do interior. A Cassilda é uma dessas artistas. De espontaneidade ímpar, atende aos hóspedes da Pousada dos Querubins (uma empresa social da Fundação Guairá localizada na zona rural de Andrelândia) com sua simpatia e talento para reproduzir as receitas mineiras servidas no fogão à lenha da Pousada.

O Peixinho da Horta, uma PANC facilmente encontrada nos quintais e hortas da região, se destaca pela simplicidade da receita e seu sabor e textura surpreendentes. Esta folha carnuda e peluda empanada com jeitinho mineiro pela Cassilda, deixa visitantes de todos os cantos do país encantados e merece ter sua receita divulgada. Daí a escolha do tema do projeto apoiado pela Lei de Incentivo Aldir Blanc do Estado de Minas (Lab/MG).

A Fundação Guairá busca com esse projeto apresentar a trajetória da cozinheira Cassilda, seus saberes, os benefícios do prato e sua receita. Além disso, contou com a parceria de uma equipe jovem, com novas miradas e sensações para a paisagem rural mineira. A equipe cinematográfica, formada pelas produtoras Infinity e LLGrafias com o apoio da Secult/Andrelândia e Fundação Guairá garante que o filme vai impactar as pessoas pelas belezas dos lugares vivenciados pela Cassilda, cada cantinho tem um valor afetivo na narrativa do documentário, além dos sabores do peixinho da horta. Ficou curioso para saber essa receita saudável e saborosa?!

Acompanhe detalhes sobre o filme pelas redes da Fundação Guairá no Facebook e no Instagram @pousadadosquerubins. O filme será lançado no dia 20/03, sábado, às 19h30 nas redes sociais da Fundação Guairá.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008 | (35) 99965-4038
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG