06:26hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Regional
09/06/2010 09h46

Andrelândia celebra aniversário do colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

Andrelândia celebra aniversário do colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

Um jantar beneficente realizado no dia 14 de maio, no Campestre Clube de Andrelândia, marcou as comemorações do 73º aniversário do colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (CNSsS).
Durante o encontro comemorativo, homenagens prestaram reconhecimento às irmãs Sacramentinas, fundadoras da instituição, além de ex-alunos, funcionários, e benfeitores já falecidos.
Fundado em 1937 pelas irmãs Sacramentinas, o colégio pertencente ao Instituto das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, atua nas áreas de Educação Infantil, Fundamental I e II, aulas de piano, além de trabalhos junto diversos movimentos pastorais, como Infância Missionária, Catequese, pastoral da Juventude, dentre outros.
Em 2009, através de parceria firmada com o Instituto, a gestão do colégio foi transferida para a Fundação Guairá – que aceitou o desafio de assumir o prédio, realizar sua reforma e adequações, e, principalmente, assumir o compromisso de continuar a tradição de uma educação de qualidade.  
No mesmo ano, a nova administração abriu uma nova turma de Maternal, com 25 alunos, mantendo o compromisso celebrado com as irmãs de dar continuidade às atividades educacionais no local – que, à propósito, respira e aspira educação.
Ao longo de suas mais de sete décadas, a instituição contribuiu na educação de gerações: avós, pais, filhos... Centenas de andrelandenses e pessoas de outras cidades vizinhas já passaram e passam por suas carteiras, recebendo dia a dia formação que gerou e irá gerar líderes e cidadãos. “O Centro Educacional Fundação Guairá tem por objetivo principal educar para a vida”.

Homenagens

Alunos dos cursos Normal e Primário de 1937 à 1941: Wanda Junqueira Carvalho (curso Normal, 1937), Maria Aparecida Alves Meirelles (curso Normal, 1937), Maria Margarida Campos (curso Normal, 1937), Irene Mattos Ribeiro Paiva (curso Normal, 1937). Alunos do curso Primário: Terezinha Carvalho Junqueira, Ieda Ignês Azevedo, Maria da Conceição Carvalho Lopes, Isa Terezinha Alves, Vera Maria Godinho, Ignácio Junqueira Carvalho, Elizabeth Campos, Dinorah Maria Vilela, Maria Barquete, Maria Zoé Sério Alves, Estela Martins, Maria Carmen Carvalho, Neuma Campos, Nair Rezende Araújo, Maria América Lintz, Maria Augusta de Andrade, Maria Adélia Andrade.
Representando os alunos de 2010, o aluno do 6º ano, Gabriel Augusto Santos de Oliveira, foi homenageado pela professora Shirley Izaltina Alexandre de Souza. Representando as alunas de 2010, a aluna do 5º ano, Eduarda Godinho Zeringota Dantas, foi homenageada pelo professor José Francisco de Almeida Almeida Júnior.
Segundo o educador e sociólogo Paulo Freire, “só poderá ser educador aquele que se encontrar como educando”. “E o que é trabalhar, desempenhar funções, viver e conviver num local onde se tem como objetivo principal aprender? É também aprender. Aprender na acolhida, no carinho, na confiança e no amor pelos alunos e pelo Colégio. A todos os professores e demais funcionários do Colégio, nossa profunda homenagem. Muito obrigado pela dedicação e pelo sorriso de cada dia”. Abgar Ângelo Guimarães, representando os ex- professores, foi homenageado por sua neta Manoela. Paulo César, representando os ex- diretores, foi homenageado pelo aluno Gustavo, do 5º ano. Giovanni Ângelo Braga Guimarães, representando os ex- funcionários foi homenageado pela aluna Fernanda, do 5º ano. E Gláucia Zeringota Silva Gaspar, representando os professores atuais, foi homenageada pelo aluno Giovanni, do 6º ano.
As irmãs Sacramentinas foram homenageadas pelas alunas Júlia, do 6º ano, e Camila, do 5º ano.
A presidente da Fundação Guairá, Berenice Ribeiro Machado, foi homenageada pelo aluno Arthur, do 6º ano.
Seu Jairo, voluntário, “uma pessoa em especial, vem ajudando o Colégio há algum tempo”, foi homenageado por seus netos Ana Clara, 6º ano; Henrique, 5º ano; Vinicius e Larissa, do 3º ano.

O trabalho

Em 2010 são abertas nove turmas de Educação Infantil: Maternal, Níveis I e II; Ensino Fundamental: do 1º ao 6º ano. No total, foram 140 matrículas, sendo 29 alunos indicados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pela PSE (Pesquisa Sócio Econômica), realizada pela Fundação Guairá. O grande salto nas matrículas se deve ao reconhecimento das duas instituições por parte da população. Felizmente o som, o cheiro, a cor e a movimentação de pessoas dão vida novamente ao espaço do Colégio.
Dando início a esse novo Ciclo, o Centro Educacional Fundação Guairá conta com um corpo docente extremamente qualificado – e em complementação pedagógica constante, profissionais administrativos competentes e oferece a todas as turmas (do Maternal ao 6º ano) aulas regulares extracurriculares de Filosofia, Artes, Música, Inglês, Informática e Educação Ambiental. Sendo que a Educação Infantil segue a Metodologia Montessori e o Ensino Fundamental tem a Proposta Pedagógica de Projetos, trazendo aos alunos novas experiências e possibilidades de aprendizado, oferecendo portanto a segurança de uma educação processual e eficaz.

As atividades

O Centro Educacional conta também com um centro esportivo que abriga práticas de futebol, handebol, vôlei, basquete e artes marciais. Além disso, são oferecidos cursos de música com aulas de canto, violão, viola caipira, cavaquinho, guitarra, contrabaixo, piano, bateria, percussão,  musicalização infantil e canto coral.
Também em 2010 foi aberto o curso pré-vestibular Chromos, uma grande conquista para a Fundação e para a cidade de Andrelândia, visto as grandes dificuldades enfrentadas pelos jovens andrelandenses que, ao concluírem o Ensino Médio, eram forçados a deixarem a cidade ou enfrentarem longas viagens diariamente no desejo da continuidade de seus estudos. Finalmente e felizmente os pais dos jovens nessa situação respiram aliviados, pois tantos as preocupações e os gastos financeiros de se ter filhos longe de casa serão, no mínimo, adiados (se cursos superiores não forem oferecidos posteriormente na cidade pela Fundação, visto suas conquistas e anseios).

Os parceiros

É indispensável ressaltar as importantes parcerias que o Centro Educacional Fundação Guairá vem firmando. Foi doada grande quantidade de madeira pela Empresa U&M de Juiz de Fora para a construção de cadeiras para as salas de aula, confeccionadas na Marcenaria do próprio Centro, contamos também com a participação financeira mensal da Thema Veículos, através do senhor Cláudio Ribeiro Machado, suprindo assim as necessidades de 10 alunos do projeto Aprender, e estamos em busca de novos parceiros.
O voluntariado é outra parceria de extrema importância: a reforma de todo o prédio foi executada por pessoas da comunidade e pelos pais dos alunos do Projeto, que são também responsáveis pela limpeza e cantina. Este trabalho voluntário é realizado em escalas, afim de não prejudica-los em suas atividades externas.

O Futuro

É visível a grande dedicação da direção, corpo docente e funcionários do Centro Educacional Fundação Guairá pela educação e pela valorização da vida. Os lugares absorvem muito das pessoas, seus propósitos e desejos. Vindo de um passado marcado pelo trabalho sério pela educação, o presente entrega à Fundação Guairá os mesmos objetivos e anseios que, seguindo a história, começa a escrever um futuro de vastos horizontes, de várias conquistas e glórias, educando os filhos que serão pais, que serão avós, que serão... gerações e gerações.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG