05:08hs
Segunda Feira, 08 de Agosto de 2022

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1669
Regional
04/05/2022 11h04

Banda em ação em São Lourenço

Sociedade Musical Antonio de Lorenzo


 PATRIMÔNIO IMATERIAL TOMBADO  DE SÃO LOURENÇO

A banda foi fundada em 1958 com o nome Banda Paroquial Frei João Bosco, sendo comandada pelo maestro e professor Francisco Nisticó, que teve como auxiliar o Maestro Joaquim Ferreira. Em 1961 com a mudança de residência de Francisco Nisticó para Itajubá, Joaquim Ferreira se tornou maestro. E, desde então, há 60 anos, Joaquim continua como maestro e professor da Sociedade.

Dez anos depois que a banda se formou suas atividades foram encerradas por dificuldades financeiras e de formação de novos componentes. Alguns anos depois, a banda volta a se apresentar, porém em 1985 encerra novamente suas atividades pelos mesmos motivos da primeira vez em que parou.

Passou por várias fases de paralisação e no dia 24 de setembro de 1994 alguns músicos reuniram-se e reativaram a Banda com o nome de Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.

A banda é considerada de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal. É uma banda civil onde são executados instrumentos de sopro (palhetas e bocal): flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, tuba, bombardino e percussão: caixa, pratos, bumbo, surdo, triângulo. O repertório é diversificado tocando: clássicos, dobrados, valsas, boleros, religiosos, músicas populares dentre outros ritmos. Existem apresentações que já fazem parte da rotina da banda, outras são de acordo com as solicitações. Algumas são realizadas na nossa cidade, a banda apresenta também em outras cidades em encontros de bandas e quando solicitada.

A banda representa muito para São Lourenço, sempre marcando presença em momentos relevantes. Ao longo dos anos, tem prestado uma valiosa e fundamental colaboração para a cultura musical da cidade. Cada apresentação emociona moradores e turistas. Uma tradição que precisa ser valorizada e preservada. Por isso, pela história e brilhante trabalho feito, a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo vai ser tombada como patrimônio cultural da cidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG