00:30hs
Sexta Feira, 20 de Setembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1379
Correio do Papagaio - Edição 1382
Regional
03/05/2019 14h48

Circuito das Águas sediará a competição Grampér

Competição de ciclismo de Estrada acontecerá no dia 16 junho e inscrições já estão abertas

Foto: Raphael Ritter   

Prova terá percurso nas estradas de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto

Cidades do Circuito das Águas serão o trajeto da grande competição Grampér – Circuito das Águas. A prova é a mais nova e desafiadora competição de ciclismo de estrada do Brasil, que vai reunir atletas amadores e profissionais numa das regiões mais propícias à prática do ciclismo de estrada. 

Muitas subidas, poucos planos e a oportunidade de pedalar em uma região muito arborizada, com lindas paisagens e um ótimo asfalto, assim está sendo divulgada a competição, que ocorrerá no dia 16 de junho e, além de São Lourenço, passará por estradas das cidades de Caxambu e Pouso Alto.

É esperado um grande público de atletas e em torno de 3.000 turistas visitando a região por conta do final de semana do evento. O Grampér será muito mais que uma prova de ciclismo, e terá também palestras, shows, atividades para crianças e familiares, com o objetivo de integrar o evento ao calendário anual de ciclismo amador nacional, e promover o desenvolvimento de turismo e economia da região.

A prova oferece duas opções de percurso. O mais longo tem154 km de extensão e 2 mil metros de altimetria. O circuito médio percorre 88 km e atinge 1.170 metros de altimetria. Ambos iniciam e terminam no Parque das Águas de São Lourenço.

As características do circuito são similares àquelas da clássica Liège-Bastogne-Liège, a mais antiga prova de ciclismo de estrada do mundo.
Terão categorias masculinas, femininas e de duplas mistas, além de Categoria Paraciclismo.

A prova conta com o total apoio das prefeituras de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto e das autoridades públicas da área de segurança. Assim, durante a realização de Grampér – Circuito das Águas, as duas pistas dos trechos de prova nas BR´s 383, 460 e 354 serão interditadas para os veículos, garantindo a proteção dos participantes.

Para já ir promovendo o evento na região, no dia 31 de março, São Lourenço recebeu cerca de 40 ciclistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais para realizar o reconhecimento de parte do circuito oficial da prova e para conhecer a região e suas belezas naturais.

Os atletas, em sua maioria professores de assessorias esportivas e pessoas influentes no meio do ciclismo amador, foram convidados para participar do evento teste, percorrendo um trecho do percurso original e oficial da prova, totalizando 100km e mais ou menos quatro horas de duração.

Acompanhados pelas polícias Rodoviária Federal e Militar, mais carros de apoio da organização, ambulância e motobatedores, o pelotão seguiu em direção à Caxambu e retornou para são Lourenço.

A organização teve feedback muito positivo dos ciclistas, que ficaram impressionados com as condições e qualidades do asfalto, um fator importante tanto para competitividade quanto por segurança, e também com as belezas naturais da região.

“Foi sensacional. Minhas impressões foram as melhores possíveis. A estrada é rodada, tem pontos de subida, há pontos que você consegue desenvolver velocidades na descida. Sem contar a beleza do circuito, conseguimos até ver um casal de tucanos voando perto da gente.

Recomendo bastante a realização da prova”, ressaltou André Campos, Fundador e professor da ACP Cycling, em São Paulo.

Para mais informações e inscrições, acesse www.gramper.com.br. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para comunicação@gramper.com.br.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG