05:54hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Regional
27/02/2018 08h32

Escola de natação paralímpica começa a funcionar na cidade

Projeto trás a representatividade e inclusão dos deficientes como foco principal


Que praticar esportes é fundamental para a saúde, todo mundo sabe. Para pessoas com deficiência, a prática é ainda mais importante. As diversas modalidades melhoram a condição cardiovascular de quem as pratica, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. Além disso, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização e torna quem tem deficiência mais independente, melhorando a autoconfiança e elevando a autoestima.
Tendo isso em mente, o Paratleta Isaac Ribeiro, medalhista em diversas categorias representando a Seleção Brasileira, teve a idéia de fundar o “Projeto Escolinha Paralímpica & Secretaria de Esportes de São Lourenço”, que tem como objetivo incluir o deficiente na sociedade através do esporte, a princípio ministrando aulas de natação na Piscina do bairro Nossa Senhora de Lourdes e conta, em sua primeira semana de funcionamento, com 6 alunos matriculados.
Futuramente, a idéia é montar um centro de treinamento paralímpico, com piscina aquecida e coberta para que as aulas continuem acontecendo durante todo o ano, uma quadra que atenda os atletas em todas as categorias e horários possíveis. Tornando-se um projeto referência na região e no Sul de Minas.
“Esse projeto vai muito além de ministrar aula, é mostrar que o deficiente deve estar incluído na sociedade, é a luta pelos direitos dessas pessoas, mexendo com a família. Futuramente fazer passeios, competições, levando o deficiente para lugares onde ainda há uma restrição.” Explica o professor.
Isaac Ribeiro é atleta paralímpico brasileiro com 12 anos de experiência desportiva e resultados em competições nacionais e internacionais em que conquistou títulos e obteve ampla experiência profissional e projeção na mídia do Brasil.
TÍTULOS:
• Medalha de Ouro no Campeonato Rio Va’a de Canoa Polinésia, Rio de Janeiro (2015).
• Campeão do Rei e Rainha do Mar de Stand Up Paraolímpico, Rio de Janeiro (2014).
• Medalha de Prata no Campeonato Brasileiro de Paracanoagem em Curitiba, (2014).
• Medalha de Prata na Regata Internacional de Gavirate, Itália (2013).
• Pentacampeão Brasileiro de Remo Paralímpico (2009 2010. 2011 2012 e 2013).
• Heptacampeão Estadual de Remo, Rio de Janeiro (2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).
• 8° Lugar nas Paralimpíadas de Londres, Inglaterra (2012).
• Medalha de Prata na Copa do Mundo em Belgrado, Sérvia (2012).
• Medalha de Prata na Regata Internacional de Gavirate, Itália (2012).
• Campeão Brasileiro de Remo Indoor (2012)
• Vice-campeão Estadual de Jiu-jitsu, Rio de Janeiro (2009).
• Medalha de Prata na modalidade 100 metros livre no Circuito Caixa de Natação, Recife (2005).
• Medalha de Prata na modalidade 50 metros peito no Circuito Caixa de Natação, Recife (2005).
“Sai de Minas Gerais com 17 anos, com uma mochila nas costas, pois meu sonho sempre foi ser atleta. Minha família é de Virgínia. Cheguei ao Rio em 2004, onde com muita dedicação, persistência e sempre correndo atrás do meu sonho, apesar de todas as dificuldades, nunca desisti e representar o Brasil foi uma realização pessoal. Mostrando a todos os que acreditaram que é possível sim, realizar sonhos”, comenta o atleta.
Em 2014, ele teve uma lesão no cotovelo e mudou de categoria, passando para Paracanoagem, em 2015 não existia a classe que ele competia, ficando assim de fora do Rio 2016.
Voltou para MG com a idéia de realizar outro sonho antigo, o de criar uma escola paralimpica, para lecionar esportes para deficientes, ajudando e buscando oportunidades para todos deficientes da cidade de São Lourenço e região do sul de Minas através dos esportes paralímpicos, sendo um projeto único na região.
“Agradeço aos pais e alunos pela confiança, a prefeita Célia que acreditou nesse projeto e a secretária de esportes, ao Correio do Papagaio pela oportunidade de mostrar a causa, pois esse é o início de uma causa muito maior”. Finaliza o professor.
A prefeitura é parceira no projeto, mas Isaac conta que ainda vai à busca de ajuda para confeccionar os uniformes e todo tipo de apoio que o projeto precisa. Caso conheça alguém interessado nas aulas ou alguém para apoiar esse projeto basta entrar em contato com o professor através do Facebook Isaac Ribeiro ou pela página do “Projeto Escolinha Paralímpica”, ou pelo tel./watts (35) 9-9816-8377 com o próprio professor.
Por ser um projeto social, as aulas são gratuitas, com horários disponíveis todos os dias da semana.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG