21:17hs
Segunda Feira, 04 de Julho de 2022

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1653
Regional
14/05/2022 16h13

Está aberta a temporada de formações em turismo nas Montanhas Mágicas da Mantiqueira

O Seminário Empreende Mantiqueira acontece em cinco cidades do Sul de Minas e já realizou dois encontros de capacitação


No dia 11 de maio, aconteceu na cidade de Andrelândia-MG, a cerimônia de abertura oficial do Seminário Empreende Mantiqueira. A solenidade foi realizada no Cine-Theatro Glória e reuniu cerca de 150 pessoas. Ao abrir a cortina, o público pode apreciar a apresentação do músico local Chico Almeida.

Subiram ao palco os prefeitos Francisco Carlos Rivelli (Andrelândia), Edmir Geraldo Silva (Minduri) e Walter de Assis Toledo Júnior (Liberdade), os secretários de turismo Guilherme Landim (Andrelândia), Ronaldo Teodoro dos Santos (Carvalhos) e Ismael Gomes Filho (Passa Vinte), o presidente da Câmara dos Vereadores de Andrelândia, Geraldo Adriano Nogueira de Souza, o presidente da diretoria executiva do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, Márcio Muniz, o gestor do Circuito, Lucas Muniz, e representantes de instituições parceiras do Empreende Mantiqueira, Odair José Jerônimo (EMATER), Aline Fernandes (SEBRAE), Gisele Vieira (SENAC) e Marília Saraiva (Sistema FAEMG/SENAR). Logo após houve a interpretação do Hino Nacional pelo violeiro Chico Almeida.

O Empreende Mantiqueira é parte da realização de um ideal: ajudar a desenvolver os atores do turismo na região do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, composto pelas cidades de Andrelândia, Carvalhos, Liberdade, Minduri e Passa Vinte. Levar informações e referências de destinos turísticos que já estão consolidados, realizando capacitações aos diversos tipos de empreendimentos do turismo. É uma atuação nos municípios, nos gestores públicos, nas empresas e em seus colaboradores, nos artesãos e nos produtores de queijos, de cachaça, entre outras pessoas, que através de uma rede e de um trabalho conjunto, fazem toda a diferença e transformam a realidade de um território turístico. Este é o primeiro passo de um grande projeto do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira no trabalho pelo desenvolvimento das bases do turismo regional.


O presidente do Circuito, Márcio Muniz, fez um breve relato sobre os 27 anos de existência do Circuito, contando como tudo começou no ano de 1995, até sua paralisação em meados de 2010 e a recente reativação do Circuito em julho de 2021.


O gestor do Circuito, Lucas Muniz, contou aos presentes como foi o trabalho na elaboração do projeto deste seminário, juntamente às equipes de turismo de cada cidade. Explicou também de onde surgiu a ideia, que culminou no Empreende Mantiqueira, e como funcionará o seminário.


O Empreende Mantiqueira realizará um total de onze encontros gratuitos, sendo que o primeiro e o último acontecerão na cidade de Andrelândia e são abertos a toda a região. Nove encontros acontecem simultaneamente nas cinco cidades do Circuito e contará com apresentações online e ao vivo dos palestrantes. “O seminário esteve sendo formatado junto com as secretarias de turismo desde novembro do ano passado e esta foi a forma que encontramos para trazer palestrantes renomados a todas as pessoas das nossas cinco cidades”, disse Lucas. Segundo ele, em cada cidade há uma sala multimídia oferecida pela prefeitura local, onde os participantes se encontrarão para assistir e interagir com os palestrantes, como num polo EAD.

Após a solenidade de abertura, teve início a palestra “Tendências do turismo e potencialidades das Montanhas Mágicas”, ministrada pela consultora do Sebrae e empreendedora da cidade de Gonçalves-MG, Marília Ribeiro. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do músico Pedru Lucca.


No dia seguinte (12 de maio), aconteceu o segundo encontro do seminário. Com o tema “Governança do Turismo” e no formato híbrido, com os polos multimídia nas cidades, mais de quarenta pessoas se reuniram simultaneamente para debater sobre turismo.

O encontro teve início com a palestra "A importância da iniciativa privada nas políticas de turismo", por Alexandre Melo, Secretário de Turismo de São Lourenço e ex-presidente do Convention & Visitors Bureau local. Alexandre contou sua experiência frente ao Convention de São Lourenço, uma associação de empresas ligadas ao turismo que é responsável por realizar importantes eventos da cidade, com destaque ao Festival Gastronômico Degusta, com nove edições realizadas, e o São Lourenço Jazz & Blues, com sete edições realizadas.

A segunda apresentação da noite foi com Valtenes Claudino Resende, diretor de turismo da cidade de Teresina de Goiás, com a palestra “Iniciando a caminhada no turismo”. Valtenes contou sobre o processo de estruturação do turismo na cidade localizada na Chapada dos Veadeiros e na consolidação da governança regional da chapada, que concentra cinco cidades trabalhando o turismo de forma conjunta.

A terceira e última palestra foi ministrada pela Coordenadora-Geral do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, com o tema “Estratégias e ações de desenvolvimento do turismo nos territórios”. Mostrou o trabalho que é desenvolvido pelo Ministério do Turismo através do Programa de Regionalização.

“Tudo isso começou muito pequeno, durante uma visita técnica a um alambique na cidade de Liberdade. Percebi o grande potencial turístico daquele empreendimento, mas que não podia ser explorado por não estar ainda regularizado. Compreendi naquele momento que muitos produtores de cachaça de nossa região não tinham acesso à informação sobre como regularizar seus alambiques e isso significava que produtos turísticos não estavam sendo aproveitados. Ao amadurecer a ideia, pude constatar que produtores de queijo, de artesanato e mesmo de hortaliças poderiam explorar suas propriedades para receber visitantes, mas que também passavam pelas mesmas dificuldades. Desta forma uma simples ideia cresceu e consolidou-se num seminário com onze encontros, de maio a setembro, em que cada encontro aborda um tema específico para a construção conjunta do destino”, disse-nos Lucas Muniz, gestor do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira.


Os próximos encontros do Empreende Mantiqueira acontecem nas seguintes datas:

01 de junho: Cultura Gastronômica - às 18h30 nas cidades do Circuito.

02 de junho: Produtos da Terra: Cachaça - às 18h30 nas cidades do Circuito.

06 de julho: Produtos da Terra: Queijo - às 18h30 nas cidades do Circuito.

07 de julho: Produtos da Terra: Artesanato - às 18h30 nas cidades do Circuito.

10 de agosto: Meios de Hospedagem - às 18h30 nas cidades do Circuito.

11 de agosto: Atrativos Turísticos - às 18h30 nas cidades do Circuito.

30 de agosto: Guias e Operadores de Turismo - às 18h30 nas cidades do Circuito.

31 de agosto: Marketing Digital - às 18h30 nas cidades do Circuito.

01 de setembro: Como aumentar suas vendas - às 19h00 no Cine Theatro Glória, em Andrelândia.


Todos os encontros são realizados pelo Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, junto às Prefeituras de Andrelândia, Carvalhos, Liberdade, Minduri e Passa Vinte, e graças à parceria da EMATER, IMA, SEBRAE, SENAC, SENAR, Ministério do Turismo, Cachaça Encomenda Real, Canela de Ema, Restaurante do Chico e Vila Chico, além de outros parceiros, que abraçaram a causa e estão oferecendo palestrantes para que a participação seja gratuita pelo público. O evento conta também com o apoio da Fundação Guairá, Jornal Correio do Papagaio, Rádio Rede FM, Rádio Perdizes FM, Rádio Andrelândia FM, Rádio Cultura FM e Rádio Estância FM.

Fique por dentro da programação e das novidades do seminário através do Facebook e Instagram @circuitomontanhasmagicas


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG