08:11hs
Sábado, 14 de Dezembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1398
Correio do Papagaio - Edição 1400
Regional
19/07/2019 12h11

Festival do Queijo e do Azeite de Alagoa

O evento contou com 35 produtores participantes nos concursos e público aproximado de 8 mil pessoas

Entre os dias 19 e 23 de junho, o município de Alagoa viveu a alegria do já tradicional Festival do Queijo e do Azeite. Reconhecido como produtor do melhor queijo do tipo parmesão da região, o município tem até o Dia do Queijo e do Queijeiro, instituído por lei municipal e comemorado no 4º. sábado do mês de maio.

O chamado “queijo alagoa” é patrimônio cultural municipal, registrado no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais-IEPHA.

Alagoa é um pequeno município localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira mineira e possui clima e topografia ideais para o cultivo de oliveira, a árvore da azeitona. Daí o município se destacar também na produção de azeite de reconhecida qualidade.

Com abertura oficial no dia 19, o Festival centralizou-se no Centro de Eventos e Parque de Exposição de Alagoa, com Mostra Gastronômica e Show da Banda Senso Folha. No dia seguinte(20), contou com o lançamento do livro Manuscrito do Tempo, do aiuruocano Gilmar Batista da Silva durante a Mostra Gastronômica e, em seguida o show da Banda Aphocalipsy.

Mas o Festival do Queijo e do Azeite de Alagoa não se restringiu ao Centro de Eventos, onde no dia 21 houve o Concurso de Queijo Tradicional de 1 quilo e novo show com a Banda Versão Contrária. Nesse mesmo dia, à tarde, várias palestras e oficinas foram oferecidas na Escola Pública, versando sobre “Queijos Italianos”, por Pedro Albano; “Queijo Artesanal Alagoa” e “Azeites de Alagoa”, por Márcio Vazquez.

Houve também visitas a produtores, no sábado(22), o que constituiu a “Rota do Sabor”. Foram visitadas as propriedades produtoras Queijo Capital, Fazenda Cauré (azeite), Truticultura Garimpo(trutas) e Fazenda Corguinho, onde aconteceu a Oficina de Degustação de Queijos e Cervejas Artesanais, organizada por Francisco Humberto e Eduardo Girão. À noite, no Centro de Eventos, promoveu-se o Concurso de Queijo 5 quilos maturado e o show da dupla Maurício e Mauri.

A 10ª. Edição do Festival do Queijo e do Azeite de Alagoa  continuou no domingo(21) com o Encontro de Bandas pela manhã, a Mostra Gastronômica a partir das 10 horas e show da Banda Aphocalipsy às 13 horas, encerrando-se solenemente às 17 horas.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Alagoa contou com o apoio da Polícia Militar, da FIAT, Loja Ideal, EMATER e Banco do Brasil.

ONDE FICA?

O município de Alagoa faz parte do Circuito Turístico das Terras Altas de Mantiqueira, na região da Estrada Real, entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais, entre os municípios de Aiuruoca e Itamonte.

Resultado do Concurso
Queijo Grande com 85 dias de Maturação
1 - Super Ouro - Iago Mendes de Souza
2 - Ouro - Valdeci Mendes de Andrade
3 - Ouro - Rogério Siqueira da Silva
4 Ouro Adalberto Mendes de Barros
5 - Prata – Hercílio Carlos da silva
6 - Prata – Marcelo Fonseca de Andrade
7 - Prata – Paulo Martins de Barros Junior
8 - Bronze - Francisco Antônio de B. Junior
9 - Bronze - Marcos Rodrigo Menezes
10 - Bronze - Lourenço Martins de Barros

Queijo Pequeno com 28 dias de Maturação
1 - Super Ouro – Rita de Cassia Ribeiro e Marcos Rodrigo de Meneses
2 - Ouro – Marcelo Fonseca de Andrade
3 - Ouro – Francisco Antônio de Barros Junior e Priscila Almeida Mendes de Barros
4 - Ouro – Ismar Jacinto da Rosa
5 - Prata – Leandro Fonseca Andrade
6 - Prata – Nilson Siqueira Sene
7 - Prata – Dirce Soares de Barros e Márcio Martins de Barros
8 - Bronze – Rafael Batista Pinto
9 - Bronze – Ademilson Marcos da Silva
10 - Bronze – Amauri Ribeiro da Fonseca

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG