Folia de Reis em São Lourenço - Regional - Jornal Correio do Papagaio
18:13hs
Domigo, 19 de Agosto de 2018

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1185
Correio do Papagaio - Edição 1195
Regional
17/07/2018 12h55

Folia de Reis em São Lourenço

Companhias mantêm viva a tradição da festa folclórica na cidade


Fotos: Arquivo do Jornal Correio do Papagaio


Por Mariana Menezes

São Lourenço, além dos pontos turísticos, também é conhecida por sua riqueza cultural. Uma dessas riquezas preservada é a tradição da Folia de Reis.
A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, introduzida no Brasil no século XVI, como instrumento pedagógico dos jesuítas. Hoje, a tradição se mantém viva em muitas regiões do País. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.
Aqui, em São Lourenço, há diversas companhias, entre elas a Folia de Reis Companhia Nossa Senhora de Fátima, com mais de 50 anos de tradição. O grupo, que passa de geração em geração, conta com 15 integrantes, de diferentes idades. Um deles é Antônio Carlos Francisco, que começou ainda jovem na Companhia. Antônio ressalta que o grupo se esforça para não deixar essa tradição acabar, por isso a Companhia está há tantos anos no cenário cultural. “Continuamos esse trabalho com alegria porque é nossa cultura, nossa tradição e nos leva a história do encontro dos Três Reis Magos com Jesus, Maria e José. Estamos com Deus e não podemos deixar essa cultura morrer.”
Os grupos de Folia de Reis, geralmente, são compostos por músicos tocando instrumentos, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca, além da tradicional viola caipira e do acordeão.
Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
A Companhia Nossa Senhora de Fátima faz apresentações durante todo o ano, mas uma das apresentações mais esperadas e conhecidas da Folia de Reis é a do dia 25 de dezembro. Todos os anos, à meia-noite, do dia 24 para 25 de dezembro, o grupo percorre os bairros da cidade e cidades vizinhas, cantando a história da viagem dos Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, que seguiram a estrela de Belém até o encontro do menino Jesus, ofertando uma mensagem de amor e fé. O evento termina no dia 06 de janeiro, que é comemorado o Dia de Reis.
Antônio explica que a Companhia não recebe nenhum incentivo cultural e se mantém através de doações dos membros e amigos. “Nos sentimos felizes em fazer e propagar essa tradição, mas encontramos muitas dificuldades, principalmente quando somos convidados a fazer apresentações fora da cidade. Por isso, convidamos a população para participar dessa tradição e ajudar a mantê-la viva.”
Para este mês, as Companhias de Folia de Reis da cidade já tem apresentação marcada. Dia 29 de julho, em São Lourenço, acontecerá o Grande Encontro de Folia de Reis, com a presença de diversas companhias da região.
Quem quiser colaborar com os trabalhos feitos pela Companhia Nossa Senhora de Fátima e saber mais, pode entrar em contato pelo telefone: (35) 3332-7907.

Principais personagens da Folia de Reis:
- Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.
- Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.
- Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.
- Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.
- Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampas.
- Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da “tirada da bandeira”.
- Banda musical: músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG