10:28hs
Quinta Feira, 26 de Abril de 2018

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1127
Correio do Papagaio - Edição 1132
Regional
09/04/2018 14h17

Gravação do DVD da Orquestra de Violeiros de São Lourenço consagra noite inesquecível

A gravação teve como cenário um importante ponto turístico da região - a Estação Ferroviária de São Lourenço - fazendo público viajar no tempo e na história

Por Gislene Vilela

A Orquestra de Violeiros de São Lourenço, prestes a completar três anos de existência, gravou seu primeiro DVD da trajetória, na Estação Ferroviária de São Lourenço, sábado (7), às 20h. O projeto “Convention Música de Minas” é uma realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, Governo de Minas Gerais. O evento contou com a participação da cantora Joice Moreno e solo individual dos integrantes Izaac Fonseca que apresentou a música “Folia de Príncipe” (Chico César) e Mateus Querino, “Tocando em Frente” (Almir Sater e Renato Teixeira).

No repertório da apresentação, o jovem regente Gustavo Costa selecionou grandes clássicos de cantores e duplas tradicionais: Tonico e Tinoco; Tião Carreiro e Pardinho; Sérgio Reis; Cascatinha e Inhana entre outros. A cada canção o público viajava no tempo em sintonia com o ambiente propício para inúmeras lembranças.

Durante a gravação, o regente intercalava o show contando curiosidades da vida e da obra de renomados artistas, um pouco sobre a história da música caipira e da variedade de ritmos tocados na viola como: cururu, cateretê, guarânia, toada, pagode caipira, catira etc.

“Esta noite representa mais um passo, não só para mim, mas para todo o Grupo que sempre seguiu unido e determinado a preservar e divulgar nossa cultura caipira” declarou o regente. “Uma trajetória de muito trabalho. Participamos de muitos eventos na cidade e região, o que veio fortalecer e dar uma maior experiência para os integrantes” finalizou.

Noite especial em um ponto turístico, o qual foi cenário original para muitas novelas de época e seriados da TV Globo, agora o local escolhido para escrever um capítulo histórico da Orquestra.

 

                                                        Participação especial da cantora Joice Moreno

Emoção marca evento

A Orquestra de Violeiros mostrou a força que tem conquistado em sua trajetória ao atrair centenas de pessoas para assistir a gravação de seu DVD ao vivo. O evento foi recheado de muita emoção. Quem esteve presente sentiu prazer em fazer parte desse projeto e também da realização de um sonho.

 “Que beleza de espetáculo! A nossa alma fica leve e suave. Música de qualidade nunca sai de moda. Toca no fundo do coração e nos emociona” disse a espectadora Giovana Vilela.

O jornalista Marcos Querino, irmão de um componente, sensibilizado, parabenizou todos os integrantes, enfatizando a importância da Orquestra para a cidade na preservação da música raiz, que representa os costumes e os hábitos do homem do campo e na tradição sertaneja na origem da palavra.

Os integrantes também se emocionaram no decorrer do evento. O dentista violeiro Dilson Salomão exaltou a participação de todos e revelou: “Esta noite para mim significa a concretização de um sonho, da realização de um trabalho e superou muito as expectativas”.

A carreira

A Orquestra de Violeiros de São Lourenço é composta por 15 integrantes de várias idades e diferentes profissões. No entanto, com um ponto em comum: a paixão pela moda de viola e a cultura da música sertaneja raiz.

Criada em junho de 2015, teve sua primeira apresentação intitulada “Entardecer com Viola”, no dia 26 de setembro do mesmo ano, na Catedral de Bambu do Parque das Águas.

Faz apresentações nos feriados prolongados ao longo do ano no município e marca presença em eventos na cidade e região, sempre com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a música caipira.

O produto final desta gravação tem todas as credenciais para se tornar um fragmento relevante na carreira da Orquestra. Que este evento seja uma nova fase promissora que continuará brindando os apreciadores da música caipira e consequentemente enaltecendo São Lourenço.

 

Público prestigia gravação do primeiro DVD da Orquestra

                        

                                                       Um grupo de violeiros unidos pelo amor à cultura caipira 


 Apesar da pouca idade, Leozinho Viola e Marcos Cruz despontam como promessas da música caipira

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG