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Regional
16/12/2017 11h29

Livro organizado pela Unimontes apresenta vivências no Semiárido Mineiro

A partir de uma linguagem didática, a obra reúne seis anos de trabalho coletivo

As transformações alcançadas nas comunidades camponesas do Semiárido de Minas Gerais, a partir de ações vinculadas à Educação do Campo, estão em destaque no livro “Opará e Jequi: os Vales e seus Saberes”.

A publicação, organizada por professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), também conta com a parceria de representantes das populações tradicionais regionais, dos trabalhadores sem terra, agricultoras e camponeses, além de pesquisadores e docentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ligados à Licenciatura em Educação do Campo.

O trabalho será lançado, de forma coletiva, na próxima quarta-feira (13/12), às 19h, no auditório do prédio 3 (CCET), no campus-sede da Unimontes, em evento aberto ao público em geral. A distribuição gratuita já acontece junto a algumas escolas públicas das comunidades camponesas do Norte de Minas para uso acompanhado pelo Laboratório em Educação do Campo (LabÉdoCampo/Unimontes) e, ainda, em Escolas “Família Agrícola” (EFA’s) regionais.

No Vale do Jequitinhonha, foi distribuído nos Institutos Federais e nas EFA’s. A primeira apresentação da obra aconteceu durante as tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros, em evento no Solar dos Sertões, do Centro de Agricultura Alternativa, e no Encontro dos Educadores promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Com 100 páginas, o livro foi produzido pela “Articulação por uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro”, sob a responsabilidade do LabÉdoCampo: Identidade, Território, Agroecologia – da Unimontes. O projeto financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt/2016), da Secretaria de Educação Superior (SESu) – Ministério da Educação (MEC).

A professora Magda Macêdo, do Departamento de Educação da Unimontes, é uma das organizadoras da obra e explica que, a partir de uma linguagem didática, a obra reúne seis anos de trabalho coletivo, a partir de experiências e discussões no ambiente universitário e junto às entidades, movimentos sociais e instituições dos territórios semiáridos em Minas Gerais.

“O livro foi criado a partir da Oficina para a Produção de Materiais Paradidáticos, coordenada pela Rede de Educação do Semiárido Mineiro (Resab), e financiada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa)”, explica a professora. “Consideramos como uma comunhão de ideias e do esforço comum para apresentar as riquezas, belezas e características regionais”, acrescenta.

Outro ponto observado pelos autores está na apresentação de problemas, desafios e demandas observadas por estas comunidades nas últimas décadas, sob o ponto de vista da economia, desenvolvimento e Agroecologia.

“Elaborado na perspectiva da Educação do Campo, Educação Contextualizada e da Convivência com o Semiárido, a obra propõe o reconhecimento e a valorização, pela escola, dos diversos conhecimentos e saberes tradicionais. É uma leitura crítica sobre a realidade regional e o modo de vida da mulher e do homem sertanejo, seja do campo ou da cidade”, finaliza a professora.

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