16:16hs
Segunda Feira, 18 de Dezembro de 2017

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1060
Correio do Papagaio - Edição 1063
Regional
29/06/2017 08h58

Maior rota de turismo religioso do Brasil será implantada em setembro

São Lourenço sedia 3º seminário sobre nova rota da Estrada Real

Por Marina Ibba

Será implantado oficialmente, no dia 03 de setembro, o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), um percurso de 1032 quilômetros que passa por 30 municípios mineiros e 6 paulistas. Na última segunda-feira (26), a cidade de São Lourenço sediou o terceiro Seminário de Sensibilização e Promoção do CRER.

O evento contou com a presença de lideranças, religiosas e locais, bem como representantes do governo dos municípios de São Lourenço, Itamonte, Caxambu, Cruzília, Pouso Alto, Congonhas e Baependi. Durante o seminário os participantes puderam expor suas dúvidas e sugestões para o Caminho, que se propõe a ser a maior Rota de Turismo Religioso do Brasil, e já soma cerca de 140km a mais que o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, com cerca de 886 quilômetros.

O percurso proposto pelo CRER une dois grandes santuários nacionais, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, que completa 250 anos de devoção, e o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, que celebra em 2017 os 300 anos da descoberta da imagem de N. S. Aparecida.

Em razão destas celebrações religiosas do ano de 2017, o CRER será instalado oficialmente pela Romaria 550, que terá início no Santuário da Serra da Piedade no dia 03 de setembro em quatro modalidades e tem a chegada prevista para o dia 9 de setembro, no Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo.

As modalidades comtempladas na Romaria 550 são a caminhada, ciclismo, cavalgada e 4x4. Todas terão um grupo oficial e uma equipe de apoio e, após este momento, o Caminho Religioso da Estrada Real estará aberto a todos os peregrinos e turistas que o quiserem percorrer.   

Dentre os objetivos do Caminho Religioso, criado por Cláudio Luiz de Carvalho Leão e Eberhard Hans Aichinger, estão: salvaguardar e desenvolver a identidade religiosa do caminho, viabilizar na rota a infraestrutura necessária para o fluxo de peregrinos e condições para a experiência religiosa, além de desenvolver ações e capacitações para fomentar o turismo e o reconhecimento das características e patrimônios culturais de cada um dos municípios que integram o caminho.

Robson dos Santos Elias é membro do grupo JeeProfetas (4x4), de Congonhas-MG, o primeiro grupo que percorreu todo o trajeto para reconhecer a viabilidade do projeto e as necessidades estruturais do Caminho. O grupo já realizou o mapeamento de todo o percurso para disponibilizar aos peregrinos, incluindo rotas de fuga e pontos turísticos. Robson destaca então que o que está sendo implantado é um caminho vivo. “Para que este circuito dê certo é preciso haver a interligação entre todos os seguimentos que irão nos apoiar neste lançamento, e nós acreditamos no potencial turístico e cultural do CRER”, afirma.

A empresa Sacrum Brasilidades será a responsável pela gestão da rota e também a fonte de informações para os interessados. O projeto conta também com o apoio do SEBRAE, CNBB, PUC Minas, SETUR-MG, SETUR-SP, FIEMG e Instituto da Casa Comum (ICC).

Mais informações: www.sacrumbrasilidades.com



PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG