22:11hs
Quarta Feira, 01 de Maio de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Regional
23/05/2017 09h01

Nove presídios do Sul de Minas participam do Festipri

Festival da Canção Prisional acontecerá em S. Lourenço neste fim de semana

Detentos festejam vitória no festival realizado no ano passado em São Lourenço

Detentos de 9 presídios do Sul de Minas vão participar do Festival da Canção Prisional em São Lourenço. O encontro, que reúne músicos de diferentes unidades prisionais da região, acontece no próximo sábado (27) no Auditório da Faculdade São Lourenço. O festival terá início a partir das 14h.

As músicas são escritas pelos próprios detentos. As canções premiadas receberão um troféu. Além dos presídios, três Associações de Proteção e Amparo ao Condenado (APAC) também participarão da edição do evento.

De acordo com o maestro do Coral Vozes da Cela, do presídio da cidade são-lourenciana, José Henrique Martins, o objetivo do evento é valorizar e contribuir para a ressocialização do reeducando.

 “A iniciativa contribui para a reinserção social dos indivíduos privados de liberdade, por meio de suas habilidades artísticas. Buscamos trabalhar a autoestima, o senso de responsabilidade desses jovens, para que possam ser vistos com outros olhos perante toda a sociedade”, explica o maestro.
Este ano, o Festival da Canção Prisional está homenageando o Padre Roberto Nogueira, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Bairro Carioca. O sacerdote é um “grande benfeitor de nossos jovens privados de liberdade, através da Pastoral Carcerária”, salienta o maestro.

“A iniciativa busca contribuir dentro do processo de ressocialização do indivíduo privado de liberdade, dentro da unidade prisional, bem como sua reintegração social, através dos projetos artísticos e culturais”, completou José Henrique Martins.

O Coral Raízes do Futuro do Presidio de Varginha e o Coral Vozes da Cela do Presídio de São Lourenço, também estarão participando do evento. O Festival da Canção Prisional é aberto ao público.

As cidades participantes são: São Lourenço; Caxambu, Baependi, Itajubá, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Oliveira, Piumhi, Alfenas, Campo Belo e Perdões.

História Festipri

O projeto foi iniciado em 2012, como Encontro de Corais Penitenciários do Sul de Minas. Em 2015, passou a ser chamado como Festival da Canção Prisional. Este, segundo o maestro José Henrique Martins, é “um evento diferente, onde o preso pode compor sua música e apresentar no festival”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br