02:42hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Regional
14/03/2017 09h07

Problema das charretes pode chegar ao fim com a criação de projeto

Comissão de Proteção Animal da Câmara Municipal pretende criar medidas que favoreçam o bem estar dos cavalos

Projeto da Câmara pode oferecer melhores condições aos animais

Uma das atrações turísticas de são Lourenço é andar de charrete pela cidade. A questão é que os cavalos, na maioria das vezes, estão em péssimas condições para transportar os turistas que visitam o município. O problema, no entanto, está próximo de chegar ao fim com um projeto de lei que deverá ser criado pelos vereadores que compõe a Comissão de Proteção Animal da Câmara Municipal.

 A Comissão, que foi criada em 20 de janeiro, é permanente e tem a finalidade de preservar as condições dos animais do município, sejam eles particular ou comercial.

Segundo o vereador Ricardo Toddy (PMDB), presidente da delegação, a prioridade para este ano é resolver o problema das charretes e o risco que o serviço oferece aos cavalos. A intenção, como informado pelo parlamentar, é que seja feita uma cartilha onde o charreteiro terá que seguir as diretrizes estipuladas. “Dentre as medidas, o animal terá que estar com as vacinas em dia; a equipe de zoonoses fará uma análise mensal dos cavalos e será reforçada a implantação eficaz dos fraldões [suporte que fica na traseira do cavalo para impedir que as vezes do animal caia na via pública]”, afirma.

O presidente da comissão disse ainda que todos os charreteiros terão que implantar nos cavalos um microchip. O mecanismo, de acordo com o vereador, irá conter informações gerais de identificação do animal, que deverão ajudar na fiscalização que será feita.  “O maior anseio da comissão, neste momento, é fazer com que os cavalos estejam em bom estado. O bem estar desses animais é a primeira iniciativa. Posteriormente, vamos procurar uma alternativa para as charretes. Estamos pensando no Tuck Tuck, que é uma espécie de veículo motorizado, com cabine para transporte de passageiros ou mercadorias”, ressalta.

Ricardo Toddy informou que existe um apelo municipal para que as charretes sejam substituídas e esta alternativa poderia ser um meio de não utilizar o cavalo como fonte de renda de transporte. Para o vereador, os próprios profissionais serão beneficiados.

A Comissão de Proteção Animal é composta também pelos vereadores Renato Motta (PTdoB) e Helson Salgado (PPS). A expectativa da comissão é de que ela seja mais dinâmica, atuante e rígida para que haja a preservação dos direitos dos animais. A população pode participar com sugestões e pedidos, desde que tenha embasamento legal.  

Abandono de animais x Canil Municipal

Ao ser questionado sobre os problemas envolvendo os animais do município, o vereador Ricardo Toddy (PMDB) enfatizou outra questão que é o abandono de animais de pequeno porte, como os cachorros e gatos.

Para o parlamentar, esta é uma questão social que também precisa ser resolvida. “O problema é que o Canil Municipal está superlotado e necessita de uma reforma total para comportar mais animais e ampliar a oferta de serviços. Hoje são cerca de 300 a 330 animais que vivem no canil”, indaga.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG