12:54hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Regional
04/11/2017 11h34

Projeto no Sul de Minas acolhe mais de 400 cães

O Parque é o único no planeta que trata os resíduos de fezes dos cães


Por anos a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais/SLPA, em parceria com a prefeitura de Lavras, acolheu cerca de 300 cães em uma área alugada às margens da BR 265. Os animais encontravam-se em condições extremamente precárias de alojamento, saúde e bem estar, e seu número extrapolara a capacidade local. Em 2010, o proprietário do terreno solicitou sua devolução e um grupo de voluntários, impulsionados por uma solicitação do filósofo José Trigueirinho Netto, se uniu à SLPA e assumiu o serviço.
Assim, o Parque Francisco de Assis foi criado oficialmente, no dia 21 de junho de 2010, quando a Prefeitura Municipal de Lavras cedeu por 30 anos um local de funcionamento, através de um Contrato de Concessão de Direito Real de Uso; no local, funcionava o matadouro municipal de bovinos e suínos. Toda a sua estrutura física foi reformulada e adaptada para receber os cães e é o único no planeta que trata os resíduos de fezes dos cães, com trabalho técnico da Estação de Tratamento de Esgoto da UFLA - Universidade Federal de Lavras.
Em 30 de agosto de 2010, teve início a construção e reforma de galpões com baias, que possuem um solário e uma parte coberta. Para cuidar dos cães, foi reformado um galpão, que passou a se chamar Casa de Cura com: duas enfermarias para portadores de doenças infecto contagiosas e uma enfermaria para cães em pós-operatório, sala cirúrgica, ambulatório, sala de expurgo, farmácia, depósito de ração, almoxarifado, cozinha dos animais, sala de banho e tosa, lavanderia, rouparia, banheiros e refeitório para voluntários e funcionários.
No dia 30 de janeiro de 2011, os cães do antigo canil, começaram a ser transferidos para o Parque Francisco de Assis. Hoje a capacidade dos recintos encontra-se extrapolada pelo excesso de cães, em torno de 450, que são cuidados com muito amor e estão à disposição para adoção. O projeto se inspirou no Abrigo Picolina: canil modelo membro da WSPA (World Society of Animal Protection), em Avaré – SP.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br