02:05hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Regional
28/11/2017 08h59

Projeto Social de Caxambu leva jovens ao universo da Música

Orquestra Escola atende cerca de 50 alunos

Em 07 de outubro de 2015, os então professores da Escola de Música de Caxambu idealizaram a Associação Casa de Artes (ACA), uma organização sem fins lucrativos, que se mantém de recursos próprios, pequenas doações do comércio local e de muito trabalho voluntário. A proposta era que a ACA pudesse ser a base norteadora na distinção, voltada para quem quisesse aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos musicais e instrumentais de forma gratuita. A ideia é conscientizar os alunos e a comunidade caxambuense sobre a importância musical para o enriquecimento cultural e cognitivo do ser humano, descobrindo, inclusive, novos talentos.
Nasce assim o Projeto Orquestra Escola, que foi idealizado pelo professor Luiz Sérgio Medeiros, com o propósito de formar uma Orquestra Jovem, proporcionando as crianças e adolescentes o desenvolvimento de aptidões ainda não exploradas, não só na música, mas acima de tudo, no seu desenvolvimento cognitivo e social. Neste ano de 2017, uma média de 50 jovens, entre 12 e 18 anos são assistidos no projeto por professores de violino, viola de orquestra, violoncelo, contrabaixo acústico, clarinete, flauta, oboé, saxofone, trompete, trombone e tuba.
As aulas acontecem cinco vezes por semana, de segunda a sexta-feira, no período de 08:00 às 10:00, na Fundação em Caxambu, espaço cedido pela Escola Municipal de Música, pois a Associação ainda não possui sede própria. Os jovens atendidos são estudantes de escolas públicas. Os professores são contratados pela Prefeitura Municipal de Caxambu para ministrar aulas na Escola Municipal de Música e, durante o Projeto, eles atendem os jovens de forma voluntária.
Como uma projeção futura, levando em conta que em nossa região, o acesso à cultura é muito restrito, por falta de teatros, museus, escolas de arte, escolas de pintura e até mesmo apresentações culturais que são muito esporádicas. Os grandes centros culturais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte são muito distantes que varia de 280 a 390 km, dificultando ainda mais o acesso a essa interação da arte com a população regional. As cidades do Circuito das Águas já foram palco de inúmeras manifestações artísticas como concertos, peças de teatro e até festival de cinema.
“Sentimos que nossa região vem perdendo, com o passar do tempo, o interesse da população por esse tipo de atividade que se faz necessário, e o resgate é urgente. Outro fator é a possibilidade da periferia dessas cidades de terem acesso a uma boa educação musical erudita, tirando as crianças e adolescentes damarginalidade. Nesse caso, teremos uma sustentabilidade na contribuição cultural, social e na formação do caráter do individuo e até mesmo como uma profissão”, relata o porta voz do projeto, professor Luiz Sérgio Medeiros.
Os planos futuros abrangem também crianças e adolescentes moradores da Casa da Criança, que é um lar destinado a crianças abandonadas, na cidade de Caxambu. Desta forma, a Associação Casa das Artes formulou essa proposta para aquisição de instrumentos musicais que possibilitará a manutenção e ampliação desta Orquestra Escola de Caxambu/MG.

                                       fotos: ACA/Arquivo Pessoal


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br