03:15hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Santa Rita de Jacutinga - Notícias
12/01/2011 10h01

Cras Santa Rita de Jacutinga: promoção e valorização humana

Cras Santa Rita de Jacutinga: promoção e valorização humana

O Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Santa Rita de Jacutinga é uma unidade de Assistência Social, responsável por prestar um serviço municipal de atendimento às famílias vulneráveis em função da pobreza e de outros fatores de risco e exclusão social. Os serviços desenvolvidos nos Cras têm por objetivo desenvolver as potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O atendimento se destina às famílias em situação decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos Cras em situação especial, destacando:

  •    famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
  •    famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;
  •    famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;
  •    Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivem situações de vulnerabilidade e risco social.

O Cras de Santa Rita de Jacutinga iniciou suas atividades oferecendo ao público alvo diversas oficinas: de MDF, enfeites de Natal, culinária, pintura em vidro, confecção de sabão com reaproveitamento de óleo de cozinha. Suas instalações foram preparadas para atender com conforto e com acesso aos idosos, as pessoas portadoras de deficiência e o público em geral facilitando sua inclusão aos serviços.

Segundo a assistente social Shirlane Cassiano do Amaral Vieira, responsável pela implantação do Cras no município, o Centro de Referência de Assistência Social está inserido na proteção social básica, sendo considerado “a porta de entrada” para o Suas (Sistema Único de Assistência Social).

O Cras é uma nova estrutura dentro da gestão da política de Assistência Social, e também é um recente espaço de intervenção do Assistente Social. Sua implantação significa um avanço para a política de Assistência Social na cidade. “Deve ser um serviço contínuo. Ele não é um programa ou um projeto que tem prazo determinado para acabar”, salienta Shirlane.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br