07:55hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço
28/05/2021 19h49

A importância do Convention

Em São Lourenço, a atuação do Convention impacta não apenas na promoção da cidade para o turismo, mas também no fortalecimento das empresas locais


As ações do Convention integram os atrativos turísticos da cidade para promoção do destino

O “Convention & Visitors Bureau” na realidade é uma associação colaborativa, privada e sem fins lucrativos, que existe em diversos países do mundo, com o intuito de promover o turismo nas cidades onde estão sediadas. São associações independentes umas das outras e são mantidas pelas empresas locais das cidades onde operam.

O nome da instituição está ligado ao trabalho que exerce: Convention - captação e apoio na realização de convenções e eventos; Visitors - criação de programas para atração de turistas; e Bureau - prestação de serviços a associados, campanhas publicitárias, etc.

A cidade de São Lourenço conta com um claro ‘Case de Sucesso’ no assunto. O São Lourenço Convention & Visitors Bureau foi fundado há quinze anos e trouxe grandes conquistas para a cidade.

O SLCVB realiza importantes ações para o desenvolvimento e promoção do destino. Agrega em seus eventos capacitações para estabelecimentos comerciais e para o público em geral, produz e distribui mapas turísticos com indicações para o trade turístico da cidade e faz um trabalho com assessorias de imprensa na criação campanhas para promover o destino São Lourenço na imprensa nacional, online e off-line.

Em questão de eventos, o CVB criou grandes e renomadas produções na cidade.

Doces Minas

O Doces Minas - Festival Mineiro de Doces, acontece junto com o feriado de Corpus Christi e reúne os produtores de doces da cidade e região, que promovem seu trabalho e resgatam a tradição da fabricação local.

Mais que um festival para indução de turistas, o Doces Minas deixa claro o papel do SLCVB enquanto desenvolvimento do comércio local. O festival deu início a uma rede entre os fabricantes para troca de experiências, informações e compras conjuntas. Um dos frutos desta parceria foi a criação da goiabada gigante, produzida com o apoio dos participantes e distribuída gratuitamente aos visitantes do evento. Conta ainda com uma extensa programação com aulas e workshops de culinária, onde os visitantes podem aprender a fazer diversos tipos de doces.

Durante o Doces Minas, uma área com uma cozinha é utilizada para ensinar aos visitantes receitas de quitandas e pratos típicos da região

São Lourenço Jazz & Blues

O São Lourenço Jazz & Blues, que acontece tradicionalmente no mês de julho, possui seis edições realizadas presencialmente e uma totalmente online. O festival reúne grandes atrações musicais e já contou com as participações internacionais de J. J. Jackson e Lorenzo Thompson, e com importantes nomes no cenário nacional, como Blues Etílicos, Derico (do Programa do Jô), Ablusadas, Júlio Bittencourt Trio, entre outros.

J. J. Jackson foi a primeira participação internacional do São Lourenço Jazz & Blues e trouxe todo o gingado do jazz e soul norte-americano para a cidade

O São Lourenço Jazz & Blues começou pequenininho com atrações na rua e num palquinho do calçadão, mas em pouco tempo se transformou num evento de grande porte com artistas renomados e até internacionais

O SLCVB tornou possível a gravação do DVD da Orquestra de Violeiros de São Lourenço, a primeira orquestra deste instrumento a ter um DVD gravado em Minas Gerais

Degusta

O Degusta - Festival Gastronômico de São Lourenço, já completou oito edições realizadas e é uma das ações mais diversificadas do Convention. O evento acontece durante o mês de setembro inteiro. Os restaurantes participantes criam pratos específicos para o festival, que cada ano possui um tema, para que o público possa saborear. Ao consumir o primeiro prato, o cliente ganha um passaporte em que pode carimbar todos os pratos que experimentar durante o festival. Ao completar o passaporte, ele ganha uma cesta com doces e outros produtos locais.

Encontro Nacional de Turismo, Gastronomia e Criatividade

Além disso, o festival realiza o Encontro Nacional de Turismo, Gastronomia e Criatividade, que traz uma série de workshops gratuitos que abordam principalmente a culinária e o desenvolvimento de negócios do setor. O evento conta também com uma importante parceria com o SENAC, que traz aos restaurantes participantes diversas capacitações para garçons, cozinheiros, entre outros, corroborando com o papel da instituição de desenvolver e fortalecer os estabelecimentos comerciais locais.

Encontro Nacional de Turismo, Gastronomia e Criatividade que acontece durante o Degusta, trouxe conferências e workshops

Natal das Águas

De todos os eventos citados, o que mais traz magia e encanto aos corações do público é o Natal das Águas. Durante todo o mês de dezembro, a cidade fica rodeada de atrações natalinas, que inclui apresentações de corais, contações de histórias para a criançada e espetáculos de dança.

A atração principal do Natal das Águas é a chegada do Papai Noel na Maria Fumaça. A Estação do Trem das Águas é o palco onde se reúnem centenas de pessoas para sentir de perto a magia do Natal com a chegada da locomotiva toda iluminada, que traz o Papai Noel e sua turma.

O Natal é outro exemplo de um importante trabalho em rede realizado pelo SLCVB. Ele é custeado pela instituição em parceria com a Prefeitura e com dezenas de empresas que abraçam a causa natalina. Todos os estabelecimentos participantes recebem um totem que marca sua presença no evento e contribui para alimentar a magia do Natal na cidade.

A chegada do Papai Noel na Maria Fumaça foi um dos momentos mais emocionante do Natal das Águas de São Lourenço

Durante o mês de dezembro, São Lourenço conta com apresentações de coral e outras atividades natalinas pela cidade


São Lourenço é o único lugar no mundo onde o Papai Noel chega de trem e vai embora num “Lindo Balão Azul”

O desafio do turismo na pandemia

Com o início da pandemia mundial e com as medidas restritivas de segurança, como o isolamento social, a realização dos eventos foi totalmente paralisada e a promoção dos destinos turísticos passou a ser um assunto delicado.

Logo no início da pandemia, o Convention deu início, juntamente com o apoio da Prefeitura, da ACE e da CDL, na campanha São Lourenço para conhecer e amar. Devido à restrição do turismo na cidade durante o período inicial da pandemia, a campanha tinha o objetivo de manter a cidade de São Lourenço na mente e no desejo das pessoas, evidenciando fotos e curiosidades sobre a cidade, “vendendo” o destino para quando a pandemia passasse.

O modelo dos eventos precisou ser repensado e trouxe, em julho de 2020, a primeira edição 100% digital do São Lourenço Jazz & Blues. As bandas transmitiram diretamente de seus estúdios para as pessoas em suas casas. O evento durou três dias e contou com sete atrações nacionais e uma internacional. A programação, assim como nos anos anteriores, foi inteiramente gratuita. No entanto, a edição online contou com uma vaquinha virtual, através da qual o público pôde doar livremente valores em dinheiro aos artistas que estavam se apresentando.

O Natal das Águas do ano passado também ganhou um modelo totalmente digital. O Papai Noel e as ações natalinas estiveram mais próximos que nunca de todo o público (mesmo em suas casas). As apresentações artísticas foram realizadas sem a presença de público e transmitidas pela internet. O Papai Noel percorreu o comércio da cidade gravando vídeos e divulgando os estabelecimentos de São Lourenço. Além disso, foram produzidas diversas oficinas de culinária, artesanato e contações de história em vídeo.

Festival Verão na Montanha

No início de 2021, o Convention realizou, através da Lei Aldir Blanc, o primeiro Festival Verão na Montanha, também inteiramente online. O festival selecionou mais de 30 artistas da região para integrar a programação, produzindo aulas de artesanato, pintura, canto, apresentações musicais ao vivo e muito mais. O evento também realizou três grandes workshops sobre economia e política do artesanato, produção de vídeos e criação de conteúdos para redes sociais.

Festival Verão na Montanha


Próximos eventos

Neste ano o SLCVB ainda realizará pelo menos mais três eventos online. O festival gastronômico Degusta, que tradicionalmente acontece em setembro, em 2021 trará ações online já no mês de junho. O festival contará com concursos de fotografias e de receitas, além de encontros online ao vivo sobre gastronomia. Em julho, o Convention realizará mais uma edição online do São Lourenço Jazz & Blues e, em dezembro, o Natal das Aguas.

Para o presidente do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Alexandre Melo, que também é diretor da Federação dos CVB’s de Minas Gerais, “Os dez anos participando da diretoria do SLC&VB, sendo quatro como presidente, me ensinaram a importância do trabalho em rede ligando a iniciativa privada com o poder público. Obtivemos excelentes resultados com a consolidação de eventos como o Doces Minas, São Lourenço Jazz & Blues, Degusta e Natal das Águas, mas a pandemia nos trouxe novos desafios e uma forma nova de realizar os eventos. Embora não seja o ideal, mas deixa São Lourenço vivo nas memórias de quem quer nos conhecer e, principalmente, de quem já conhece e admira nossa cidade e nossa região. Motivo pelo qual criamos a campanha “São Lourenço para conhecer e amar” com um blog falando sobre tudo que você pode fazer em nossa cidade. Os desafios continuam, pois a pandemia está aí na nossa porta e requer cuidados, mas, como toda crise, essa também irá passar. Com todo o trabalho que vem sendo feito, estaremos preparados para receber os turistas e amantes de São Lourenço para vivermos momentos de prosperidade.”

O São Lourenço CVB é uma instituição que há anos trabalha para que a cidade de São Lourenço esteja cada vez melhor posicionada como um destino turístico no país. Além da promoção do turismo, a instituição proporciona o desenvolvimento das empresas locais através da capacitação de seus colaboradores e de seus administradores, cria estratégias para aumentar o fluxo de clientes nos estabelecimentos e colabora com a economia da cidade através de suas ações.

A instituição não trabalha sozinha. Todos os eventos e as conquistas tiveram importantes participações da Prefeitura e de outras instituições, com o Sindicomércio, a ACE e CDL, Senac e Sebrae, e contou principalmente com o apoio das empresas locais. É um grande trabalho em rede, entre as iniciativas públicas e privadas, que permite a cidade de São Lourenço ser tão reconhecida atualmente, não apenas pelos visitantes Brasil afora, mas pela própria população são-lourenciana.

Ter um Convention & Visitors Bureau instituído e atuante em uma cidade é um ganho inestimável para o desenvolvimento do comércio e do turismo nela.

Quer conhecer mais sobre o SLCVB, acesse seu site e suas redes sociais em www.saolourencocvb.com.br. Siga e apoie o São Lourenço CVB você também.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG