02:54hs
Segunda Feira, 20 de Setembro de 2021
São Lourenço
27/04/2021 18h16

Adeus ao Tenente Coronel Leonel Junqueira

São Lourenço de luto com a morte do memorialista, escritor, ex-vereador e veterano da Força Expedicionária Brasileira

Por Gislene Vilela (Texto e Fotos)

Faleceu na madrugada do dia 26 de abril, aos 106 anos, o ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Tenente Coronel Leonel Junqueira. A causa da morte foi hemorragia digestiva, segundo o Hospital de São Lourenço.

O velório ocorreu na Funerária Santa Clara, de 7hs às 13hs. Coroas de flores enviadas por amigos e entidades - um gesto de prestar as últimas homenagens em um difícil momento de condolências.

 A celebração das Exéquias aconteceu na Basílica Menor de São Lourenço Mártir, presidida pelo Pe. Alexandre Costa Solaira que ressaltou em suas palavras: “...Cento e seis anos se passaram da vida daquele menino sonhador e de bom coração, que fez de São Lourenço sua terra querida. Aqui viveu, amou, perdoou, trabalhou, constituiu família, fez parte do glorioso Exército Brasileiro, tornou-se discípulo e missionário do Bom Pastor Jesus Cristo, morto e ressuscitado...”.

Da Basílica, o cortejo fúnebre seguiu pela Avenida Dom Pedro II até o cemitério local. Integrantes da Escola de Sargento das Armas (ESA) e do Tiro de Guerra 04-024 prestaram honras fúnebres ao Herói Nacional. A Guarda de Honra foi responsável por carregar a urna.  O ataúde foi coberto com a Bandeira Nacional. Militares cantaram a Canção do Expedicionário em um momento de muita comoção. O Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, SGT Esteves enfatizou a sua presença marcante nas formaturas do TG, o seu amor por aquela Escola de civismo e cidadania e das inúmeras palestras sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. A seguir, entregou à filha Rosa Maria, a Bandeira do Brasil em sinal de gratidão do Exército Brasileiro pelos bons exemplos e serviços prestados à Nação. Finalmente, o corneteiro da ESA postado junto ao túmulo executou o toque de silêncio ao descer o corpo à sepultura.

 

 

 Prefeito decreta luto oficial

O prefeito de São Lourenço, Walter Lessa, decretou luto oficial no Município de três dias em função do falecimento do ex-vereador e veterano da FEB. Neste período, todos os pavilhões municipais ficarão hasteados a meio mastro.

A nota oficial de pesar expressa que o Prefeito e todo o Governo Municipal externam o profundo pesar pelo falecimento do TC Leonel Junqueira. A nota enfatiza ainda que a cidade perde um grande homem, que prestou relevantes serviços ao nosso país e ao município. “Ele deixou um legado de exemplo e dedicação, um homem voltado para o bem comum. Uma grande perda”, declarou o prefeito.

Repercussão nas Redes Sociais

Instituições e entidades divulgaram notas oficiais e amigos publicaram mensagens para lamentar a morte do TC Leonel Junqueira.

Notas oficiais: Escola de Sargentos da Armas (ESA), 57º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Câmara Municipal de São Lourenço, Tiro de Guerra 04-024, Hospital São Lourenço, entre outras.

História

- Veterano da 2ª Guerra Mundial, tendo embarcado com o 2º escalão da FEB, em 20 de setembro de 1944;

- Vereador no município de São Lourenço na 7ª Legislatura, entre 1971 e 1972;

- Membro do conselho curador do Hospital São Lourenço (de 1º de junho de 1969 a 17 de fevereiro de 2003) e provedor (de 8 de novembro de 1979 a 24 de maio de 1984). O nome de Leonel Junqueira foi imortalizado pelo Hospital, já que a mais nova ala da instituição (de número 8) leva o nome dele;

- Um dos fundadores do 1º Grupo de Alcoólicos Anônimos de São Lourenço;

- Dedicou-se à literatura com oito livros publicados;

- Membro do Ciclo de Formação Cristã desde 1971;

- Desde 2015, integrava o Projeto “Aula Viva”. Através de suas palestras levava aos alunos do Ensino Médio e Fundamental a experienciar uma aula interativa, com relatos na primeira pessoa. As palestras, ora sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, ora sobre a história do município de São Lourenço.

Que este precioso legado alcance outras gerações...

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008 | (35) 99965-4038
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG