12:33hs
Terça Feira, 16 de Abril de 2024
São Lourenço - Câmara - Notícias
16/04/2015 09h02

Concurso público da Câmara Municipal de São Lourenço deve ser lançado ainda este ano

Após longa discussão projeto de lei foi aprovado com unanimidade de votos.

Na reunião ordinária de segunda-feira (13) da Câmara Municipal estava em pauta a votação do projeto de Lei Complementar nº 14/2015, de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre alterações na Lei Complementar nº 004/2014.

O projeto cria novos cargos para concurso público e exclui alguns cargos comissionados, cargos de livre nomeação e exoneração, também conhecidos por ‘cargos de confiança’, na Câmara Municipal.

A reunião foi encerrada às 19h e retomada como reunião extraordinária às 20h para realização da votação em 1º turno desse projeto.

Após longa discussão, os ânimos se exaltaram quando o debate perdeu o foco e voltou-se para a questão das diárias e viagens dos vereadores, principalmente para Belo Horizonte. Depois de debates acalorados entre os representantes da Casa, conseguiu-se voltar à ordem e realizar a votação, aprovando o projeto em unanimidade.

A votação em 2º turno acontecerá na próxima sessão ordinária da Câmara, a ser realizada na quarta-feira, dia 22.

Para o vereador João Bosco de Carvalho, presidente da Câmara, o objetivo desse projeto é estar votando a ‘lei de meios’ para a realização do concurso público e a intenção é que, após aprovação, licitação e preparação do edital, o concurso seja lançado até novembro deste ano.

A polêmica gerada nas redes sociais, alguns dias antes da reunião na Câmara, era de que estaria sendo proposto um projeto que retirava as vagas concursadas, aumentando o número de ‘cargos de confiança’.

Na verdade, a proposta é que sejam abertas para concurso 10 vagas para cargos concursados e excluir cargos de livre nomeação e exoneração. Ainda assim, mantém-se aberta a possibilidade de contratação de cargos comissionados, conforme previsto pela Constituição Federal (artº 37), se necessário. Atualmente a Câmara tem seis funcionários concursados trabalhando na Casa e quatro funcionários comissionados.

Durante a reunião ordinária foi também realizada a 2ª discussão e votação do projeto de lei nº 2.716/2015, do vereador Evaldo José Ambrósio, que dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº 3.060, de 14/12/2011. O projeto exalta a problemática de ‘desvios de funções’ nos cargos públicos, que, segundo o vereador, são um prejuízo para o bom funcionamento da administração. O projeto foi rejeitado por 7 votos a 5.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG