20:24hs
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
São Lourenço
05/12/2017 14h46

Campanha “Quem ama cuida” trás um resgate a valorização a Vida

O objetivo é despertar em toda população o cuidado com o próximo

Dando seguimento ao projeto, dos 01 ao dia 08 de dezembro, as 14 horas, no CRAS Estação (R. Andrade Figueira, 68) acontece um bate-papo sobre “Valorização da vida e prevenção ao suicídio”, com a psicóloga Reilia Ferreira, que será aberto a toda população.
A campanha teve seu início oficial no último dia 21, equipes da Rede de Proteção Social do município se reuniram com representantes de várias instituições de São Lourenço e convidados, com o objetivo de lançar a campanha “Quem ama, cuida” e multiplicar ideias que possam combater e prevenir o alto índice de suicídio que alarmou a cidade e região nos últimos meses.
A campanha consiste em aproximar as pessoas, sensibilizar a importância de um simples gesto de apoio, cuidar e deixar ser cuidado, trazer o outro para perto, ouvir e deixar ser ouvido, ajudar ao próximo dentro comunidade em que vivemos.
No caso dos jovens, promover ações que os envolvam, que tragam sentido à vida, seja através de ações de apoio social, através do esporte, ou projetos que despertem o interesse e vontade de fazer o bem ao próximo. A proposta é unir a população em prol de um bem maior: A VIDA. Por isso, a campanha está aberta a todos que quiserem colaborar de alguma maneira.
Durante o encontro, a participação dos convidados foi de grande importância para complementação do que já está sendo trabalhado pela Rede. As propostas giram em torno do apoio aos jovens e adolescentes, através das escolas e instituições, prestando suporte também aos pais e familiares. As equipes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Conselho Tutelar já estão trabalhando e prestando todo apoio necessário às famílias em situação de risco.
Uma grande conquista será a vinda do Centro de Valorização à Vida (CVV) para São Lourenço, um local que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
A equipe da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de São Lourenço (CAPS), iniciou então, um ciclo de palestras nas escolas do município para tratar falar sobre o tema “suicídio na adolescência”. As primeiras escola que recebeu a equipe foi o Colégio Objetivo, no dia 22, onde as Psicólogas Marina Ferraz e Júlia de Lorenzo que conversaram com alunos a respeito de diversas situações como bullying, problemas amorosos e familiares, doenças crônicas e dependência química. As escolas Mário Junqueira Ferraz e Dr. Humberto Sanches, receberam a psicóloga Julita Mary que realizou um bate papo com os alunos do Ensino Médio e o assunto do dia foi a auto estima.
Um evento, denominado “Café com os Avós” aconteceu na E.E.Prof. Mário Junqueira Ferraz, no último dia 25/11 e proporcionou um encontro emocionante entre os jovens e a terceira idade. O assunto principal da conversa foi a autoestima depois dos 60 anos, com o tema “Quem ama cuida” e contou com apoio do CRAS SLVelho e com a participação da Psicóloga Julia Mary.
O objetivo é despertar em toda população o cuidado com o próximo, de qualquer forma, com um simples gesto ou ação. Seja um multiplicador de boas atitudes, de sorrisos, de gentileza. Isso pode mudar a vida de quem você menos espera. Cuide e deixe ser cuidado também.

Alunos da escola Mario Junquiera Ferraz

Café com as avós

Monge Ahjan Mugito participou da campanha


SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG