23:40hs
Quinta Feira, 22 de Agosto de 2019
São Lourenço
28/06/2019 22h46

Competição Grampér movimentou cidades do Circuito das Águas

Cerca de 500 atletas enfrentaram um circuito que passou por São Lourenço, Pouso Alto e Caxambu

Entre os dias 14 e 16 de junho, São Lourenço recebeu centenas de atletas para participar da Competição Grampér. Extremamente desafiador, o evento levou cerca de 500 atletas a testarem todos os seus limites em um percurso cuidadosamente escolhido em uma das regiões mais belas para a prática do ciclismo do país.

Criado e comandado por Leonardo Souza e José Renato Ponte, a abertura oficial do evento aconteceu no sábado, dia 15, e no domingo, dia 16, a prova teve início às 6h30, na Avenida Comendador Costa, e foi controlada por motivo de segurança até a saída da cidade, onde teve a largada oficial nos arredores da reta do Aeroporto de São Lourenço.

O percurso da prova percorreu as serras dos municípios de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto, região localizada no eixo Rio/São Paulo/Minas e contou com duas opções de trajeto: o primeiro deles com aproximadamente 120 km de extensão e 1.700 metros de altimetria. O segundo contou com 88 km e 1.170 metros de altimetria.

A prova contou com o total apoio dos municípios de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto e das autoridades públicas da área de segurança. Assim, durante a realização do circuito, as duas pistas dos trechos de prova nas BR´s 383, 460 e354 foram interditadas para os veículos, garantindo a proteção de seus participantes.

No circuito longo, os grandes campeões foram Tota Magalhães e Fabiano dos Santos Mota. Já no médio, Daniela Reis e Daniel Mendes subiram no topo pódio.

Daniel Mendes também conquistou o Rei da Montanha HB. A Rainha da Montanha HB foi Beatriz Neres.

Muitos competidores subiram no pódio, mas a organização do Grampér parabeniza todos os atletas participantes. Vocês todos são campeões!

Após 3h 30minutos do início da prova, os ciclista foram chegando de acordo com suas categorias. Não houve registro de acidentes durante o percurso.

Sobre o Grampér

O Grampér é um projeto de ciclismo amador de grande porte genuinamente brasileiro, de nível internacional. Foi desenvolvido para oferecer o que há de melhor em organização, segurança e desafio pessoal. Trata-se de um evento não somente para o atleta, mas para toda a família.

A Fortius Esporte, organizadora do Grampér, selecionou o Circuito das Águas de Minas Gerais para a primeira edição da competição. Após uma criteriosa avaliação, o local foi escolhido por reunir características fundamentais para uma prova de sucesso. Em primeiro lugar, ótimo asfalto e relevo montanhoso, formado por quinze serras no Sul do Estado de Minas Gerais, o que obriga o atleta a dar o melhor de si e a usar todas as marchas de sua bike.

Além disso, a região oferece um clima ameno e a paisagem das terras da Serra Mantiqueira, o que confere ao Circuito das Águas o título de uma das mais belas estradas do país. Outro ponto fundamental é a logística. Próximos à Rodovia Presidente Dutra, os municípios da competição ficam praticamente à mesma distância do Rio e de São Paulo, facilitando o acesso para quem vem de carro desses dois estados.

A marca Grampér (pronuncia-se como se escreve) foi inspirada nos grimpeurs, palavra usada pelos franceses para designar os atletas fortes em subidas. O termo virou jargão no ciclismo em várias outras línguas, como em português: são os escaladores.

As provas Grampér sempre privilegiarão os terrenos montanhosos. Daí a escolha do Circuito das Águas para sua primeira edição.

O ciclismo de estrada cresce no Brasil ano após ano. Mais e mais pessoas de diferentes idades e profissões abraçam a modalidade como estilo de vida, pelas qualidades que embute: velocidade, força, desafio pessoal e, acima de tudo, saúde e círculos de amizade, novos e antigos. O ciclismo é um esporte gregário, que une as pessoas.

Já estava na hora de o Brasil ter uma grande prova de ciclismo nacional.

Classificação:

Top 5 categoria longo feminino

1ª – Tota Magalhães, 2ª – Beatriz Neres, 3ª – Bruna Saglietti Mahn, 4ª – Bianca Beazim Julio, 5ª – Paula Campos
Top 5 categoria longo masculino

1ª – Fabiano dos Santos Mota, 2ª – Anderson Zomer, 3ª – Pedro Autran Dourado Dutra Nicácio, 4ª – Urwalei Fonesi de Oliveira. 5ª – Hudson Luidgi Leite Santos

Top 5 categoria médio feminino

1ª – Daniela Reis, 2ª – Rita Medeiros, 3ª – Bruna Ribeiro Barros dos Santos, 4ª – Melissa Bertti de Oliveira, 5ª – Patricia Albernaz Marcondes Cesar

Top 5 categoria médio masculino

1ª – Daniel Mendes, 2ª – Leonidas Tavares da Silva, 3ª – Luiz Flavio Monteiro, 4ª – Felipe Jonas Alves, 5ª – Pedro Henrique dos Santos Vilela

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG