05:01hs
Quinta Feira, 18 de Outubro de 2018
São Lourenço
27/08/2018 16h39

Evento literário une apaixonados por livros em São Lourenço

Autores de diversas gerações, de diferentes linguagens e trajetórias, participaram do 1º Encontro de Escritores da cidade e região

Fotos: Gislene Vilela

Programa diversificado para escritores, poetas e convidados

Por Gislene Vilela 

Em noite especial, escritores novos e experientes reuniram-se, na última sexta-feira (24), no recinto da Câmara Municipal de São Lourenço, com a oportunidade de estreitar a interação entre autores da cidade e região.

Os participantes foram acolhidos com alegria pelo casal organizador, o escritor Isac Ribeiro e Maria José (Zezé). Autoridades locais prestigiaram a abertura do evento; dentre eles a prefeita Célia Cavalcanti; o presidente da Casa Legislativa, Ricardo de Mattos; o chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-024, subtenente Valmir Machado Jardim, entre outros.

 Inesperada a recepção com guarda em forma ao veterano da II Guerra Mundial Ten. Cel. Leonel Junqueira realizada pelo Tiro de Guerra. O autor de 103 anos foi homenageado como o escritor mais idoso. Igualmente, a escritora mirim Ana Clara Saso, 11 anos, como autora mais jovem. Publicou seu primeiro livro quando tinha sete anos e com dez seu segundo, despontando como um novo talento.

Literatura e música, artes que se completam! Para homenagear TC Leonel, harmonizar os corações e aflorar os sentimentos internos, a apresentação da Orquestra de Violeiros de São Lourenço trouxe da genuína música sertaneja raiz, sonoridade de acordes romanceados, o poder das modas de viola, da poesia e prosa, dos versos, das histórias...

Em seguida, em homenagem a Ana Clara, o coral do Centro de Educação Infantil Pequeno Mundo entoou em suas canções mensagens de amor, de incentivo e de paz, levando poetas, escritores e demais convidados a partilharem de um momento coletivo de esperança e alegria.

Os homenageados receberam troféus. Ele, das mãos da professora Magdala Lemos Costa e ela, de sua primeira professora Marilene Aparecida Paiva da Silva.

Num ambiente aconchegante, sucedeu o momento inspirador dedicado à arte da palavra dita. Hora em que os presentes tiveram a possibilidade de fazer uma viagem através da poesia. Guiomar Paiva declamou “Morada das Palavras” e “Quintais”; Rafael Gouvêa “Tempo” e “Só”. Ambos proporcionaram encantamento, prazer e magia. TC Leonel surpreendeu o público declamando o poema “Envelhecer” de Bastos Tigre. Ao finalizar, o escritor de 103 anos foi aplaudido de pé e efusivamente.

A primeira edição do Encontro contou ainda com quatro palestrantes de diferentes universos literários, que ofereceram aos participantes reflexões sobre temas relevantes e distintos.

 “A Catarse no Processo Criativo”, ministrada pela escritora e jornalista Vanessa Alves, que veio de São José dos Campos especialmente para o evento.

“Identidade Cultural e Literatura Infantil” proferida por Selma Bajgielman (mestre em Letras, pedagoga e artista plástica). Publicou cinco livros ilustrados. Finalizou sua palestra deixando dicas importantes para quem quer ser um escritor, tais como: olhos abertos e desconstruídos, anote tudo, tenha muitos cadernos, submeta seus textos aos críticos mais chegados.

“Literatura e Qualidade de Vida” realizada pelo sãolourenciano Luciano Negreiros, que atualmente reside no Rio de Janeiro. O médico endocrinologista e especialista em obesidade publicou três livros da área. “Uma emoção imensa poder voltar à minha terra natal, para falar de uma das minhas paixões da infância que é a literatura, que aos poucos foi fundida à minha profissão que tanto amo, a medicina. Enfim, literatura e medicina em São Lourenço, um momento de felicidade imensurável”, declarou o palestrante.

“A Escrita na Evolução da Humanidade: da pré-história às redes sociais”, pronunciada por Roger Vieira Feichas (pós-graduado em Direito Público). O coautor de cinco livros fez uma rápida retrospectiva da escrita, enfatizando que a comunicação vai se moldando às circunstâncias e que o leitor deve filtrar a informação – news ou fake news.

O Café Cultural foi um ambiente propício de troca de livros, experiências, descontração e interatividade entre os participantes.

A Roda de Conversa sob a coordenação de Gisela Garcia, contou com os escritores Eugênio Ferraz, Carlos Fernando Rego Monteiro, Simone Gannan Lage Ribeiro, Teresinha Maria Silveira Villela, Nair Ribas d’ Ávila, Francisco Feitosa da Fonseca, Isac Ribeiro que oportunizaram, num curto espaço de tempo, aprendizado, incentivo e contribuição de ideias. O escritor Isac lançou desafios aos participantes de se publicar uma coletânea e ampliar o Encontro dando-lhe caráter nacional.

Tudo começa com um sonho do escritor Isac Ribeiro! O apoio de sua esposa e companheira foi essencial para tornar o sonho em realidade. O casal contou com pessoas imbuídas do mesmo ideal que trabalharam para que esse evento cultural fosse memorável. Que a semente lançada possa florescer e dar bons frutos.

A mesa, composta pelos escritores, palestrantes e os poetas Refael Gouvêia e Guiomar Brandão

Tiro de Guerra com guarda em forma recepciona escritor e veterano da II Guerra Mundial TC Leonel Junqueira

Pela literatura, o experiente escritor de 103 anos e a jovem autora de 11 anos se apresentam de mãos dadas

Orquestra de Violeiros de São Lourenço abrilhantou o evento com música sertaneja raiz

Apaixonados por livros lotam o recinto da Câmara Municipal para prestigiar o 1º Encontro de Escritores 

Coral do Centro de Educação Infantil Pequeno Mundo emociona os presentes com mensagens positivas

TC Leonel homenageado como o escritor mais idoso recebe troféu da amiga prof. Magdala Lemos Costa

Ana Clara homenageada como a escritora mais jovem recebe o troféu de sua primeira prof. Marilene A. Paiva da Silva

Os escritores homenageados Ana Clara Saso e TC Leonel Junqueira ladeados do casal organizador

A Roda de Conversa oportunizou aprendizado, incentivo e contribuição de ideias

Exposição de livros dos participantes - uma das atrações do evento

Maria José com o presidente da Câmara, Ricardo de Mattos e da prefeita Célia Cavalcanti

O escritor e médico Luciano Negreiros ao lado dos organizadores Isac Ribeiro e Zezé

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG