12:33hs
Segunda Feira, 24 de Setembro de 2018
São Lourenço
20/07/2018 13h33

Montanha Sagrada

Um local de vista exuberante e história cercada de misticismo

Fotos das Paisagens: Lucas Silva 



Por Mayara Soares

A entrada para a montanha, que pode ser avistada de quase todos os locais da cidade, fica através da Fazenda Santa Helena, no bairro São Lourenço Velho, fazenda tradicional do município que apresenta casa grande, curral e celeiro, coisas típicas do interior.
Alguns a chamam de montanha da Torre, por abrigar as antenas transmissoras de rádio e TV, mas Montanha Sagrada é forma como é mais conhecida. Hoje tem a rampa oficial para a prática e campeonato de voo livre e paraglider, com evento a nível nacional que acontece todo o ano, no mês de agosto, o que colaborou para que a montanha fosse, ainda mais, difundida pelo país. Visitada por moradores e turistas, que buscam uma bela paisagem em meio à natureza e um belo pôr do sol, o local é parada obrigatória no turismo local.
E porque “Montanha Sagrada”?
Conta-se a história que o então fundador da Eubiose, Henrique José de Souza (1883-1963), no ano de 1921, vivenciou uma experiência epifânica no local, que significa “ aparição ou manifestação de algo, normalmente relacionado com o contexto espiritual e divino”. Por isso, a montanha acabou sendo considerada um portal para dimensões distintas e um caminho curto até a cidade inca Machu Picchu, representando a última das sete Montanhas Sagradas do Mundo.
Segue um trecho do texto “ Mistérios da Bandeira de São Lourenço”, que relata esse ocorrido:
“(...) Na cidade de São Lourenço, o acontecimento de transcendental importância ocorrido na data de 28 de Setembro de 1921 com os Gémeos Espirituais Henrique José de Souza e Helena Jefferson de Souza, tendo-lhes o Eterno aparecido na forma do Cavaleiro das Idades Akdorge, projectado Causalmente no espelho akáshico da Matéria, vindo dar foros de legitimação a essa taba brasílica como verdadeira Terra Santa porque visitada por Deus. Foi não uma, mas três Aparições consecutivas, correspondentes a outros tantos Mistérios e Revelações, como sejam:
1.ª Aparição – Junto à cancela da já desaparecida Pensão São Benedito, e logo uma fogueira foi armada;
2.ª Aparição – Na parte de baixo da Montanha, quedando eles e suas montadas, calando toda a Natureza em muda oração, defronte para a Divindade;
3.ª Aparição – Na parte de cima da Montanha, assim ficando Sagrada. Logo acenderam um alvo círio defronte a duas árvores servindo de colunas do altar da Natureza e, genuflexos sobre o granito sobressaindo da terra elevada, ambos pronunciaram solenemente o Juramento ao Eterno de levar avante pela vida fora a Sua Obra Divina.(...)”. . Para saber mais sobre o assunto basta acessar www.eubiose.com.br . ou https://comunidadeteurgicaportuguesa.wordpress.com/2016/09/29/misterios-da-bandeira-de-sao-lourenco-mg-por-vitor-manuel-adriao/
Histórias místicas a parte, sabe-se que o local é bastante procurado por amantes da natureza e esportistas por apresentar uma bela paisagem e sossego para a correria de grandes centros.
Se tiver interesse em conhecer, prepare-se para uma caminha em subida íngreme, mas que apresenta uma bela vista, cercada por mata nativa e plantações das fazendas locais. O acesso é feito a pé ou bicicleta, a fazenda só permite o acesso de carro com horário agendado ou em datas de eventos. Leve água e talvez um lanche.
Ficou interessado pelo passeio, o Grupo Araucária Turismo oferece a rota guiada com horário agendado e oferece alguns pacotes especiais. Para maiores informações basta acessar o site www.araucariecoaturismo.com.br . Telefones (35) 3415-0000 ou (35) 99141.0693.


 

Fotos: Arquivos da Eubiose

Professor Henrique e sua esposa Helena

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG