11:31hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
23/03/2017 12h16

100% da população de São Lourenço recebe água tratada pelo SAAE

Estação de tratamento de água do SAAE/Foto: Divulgação-PMSL

O Dia 22 de Março é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como o dia mundial da água, desde 1992. Esta é uma forma de perpetuar na memória de todos a importância deste recurso natural para a humanidade. Sendo assim, várias ações são realizadas em respeito a este dia.

Em São Lourenço, uma das principais cidades do Circuito das Águas, a preocupação não é diferente. Apesar de termos grandes recursos hídricos ao nosso redor, a cidade cuida com responsabilidade de seu abastecimento junto com o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE).

O SAAE é a autarquia responsável pela captação, tratamento e distribuição da água na cidade, assim como esgoto e limpeza urbana. A captação da água é feita por um sistema flutuante, tipo balsa, localizado no Rio Verde, que abastece a cidade. São três conjuntos de motobombas que transportam a água por duas adutoras até a Estação de Tratamento, onde é passado por um processo convencional de tratamento e posteriormente distribuída para a população.

Hoje, o SAAE está sob nova administração, devido à mudança da gestão municipal, a responsabilidade pelo SAAE é do Diretor Henrique Poli. Ele explica que, diferente de muitas cidades, São Lourenço desconhece problemas crônicos de racionamento, já que a estação da cidade produz em média 11 milhões de litros de água tratada e fluoretada, rigorosamente dentro dos padrões de qualidade recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com Henrique, 100% da população de São Lourenço recebe água tratada pelo SAAE, “proporcionando uma vida mais saudável em nossa cidade”, completou.

O Rio Verde

O Rio Verde, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, tem a qualidade de sua água monitorada pelo IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas.A qualidade da água deste manancial é regulamentada pela resolução CONAMA 357/2005, sendo que o SAAE realiza análises semestrais para o controle da qualidade da mesma. Até o momento esta água enquadra-se na classe apropriada para o tratamento destinada ao consumo humano.

Pelos resultados das análises realizadas na água deste manancial, não há indícios de contaminações por elementos químicos indesejáveis, como metaispesados, agrotóxicos, algas com potencial tóxico e outros.

De acordo com a gestão municipal, a cidade está recebendo obras que vão permitir o tratamento de todo o esgoto que é lançado no Rio Verde, ajudando, assim, a recuperar o meio ambiente.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br