22:28hs
Quarta Feira, 17 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
03/07/2014 20h40

14ª Expo Sul das Gerais em São Lourenço

Evento passou agregar outros valores além do artesanato.

Aconteceu em São Lourenço, no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, no feriado de Corpus Christi, entre os dias 18 a 22 de junho, a 14ª edição da Expo Sul das Gerais. O evento, organizado pela ACE – Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço – em parceria com o SEBRAE/MG, foi criado no ano 2000 com o nome de Mostra de Artesãos do Sul das Gerais. Em 2013, após um processo de reformulação, que visava agregar outros valores ao evento, passou a ter a denominação de Expo Sul das Gerais, contemplando, além do artesanato, queijos, doces, mel café e a famosa cachaça mineira.

O local ocupado pela Exposição oferece uma ampla estrutura, com estacionamento, praça de alimentação e palco para apresentações artísticas, além de ser um centro de referência em eventos de São Lourenço, próximo ao centro da cidade e ladeado pelo Parque das Águas, local privilegiado pela natureza.

A nova concepção procura promover a inserção de produtos típicos e artesanais regionais, com reconhecida qualidade pelo público, proporcionando características diferenciadas ao evento.

Outro ponto importante é resgate dos traços da cultura regional, através de uma programação paralela, com apresentações culturais, onde constam a “moda de viola” e diversas outras formas de arte da região.

Todos os anos estão envolvidos mais de 500 artesãos que representam diversas associações de artesãos do sul de Minas, em um acontecimento que possibilita uma grande troca de experiências nas artes manuais e novidades de mercado.

O evento congrega, num espaço, a tradição artesanal e sua fantástica diversidade, tanto em técnicas quanto em variedade de produtos, desenvolvidos a décadas pelos muitos artesãos que a região abriga.

Na quarta feira – 18, pela manhã, os artesãos participaram de um workshop com o tema “Como expor seus produtos”, ministrado pela design Agatha Lefosse, e no início da tarde o SEBRAE/MG promoveu a “Agenda de Relacionamento”, que trabalham na comercialização de produtos desse setor. Este encontro entre compradores e participantes é também uma ótima oportunidade para captar novos potenciais fornecedores encontrar novas oportunidades de negócios e desenvolver parcerias na região, realizando intercâmbio de informações e tecnologias.

Nesta edição houve a participação de nove empresas âncoras: Depósito Kariri – SP; Minas de Minas – MG; Armazém 13 – DF; Armazém de Maria – SP; Benzadeus Artesanato – AL; Restaurante João Boquinha – MG; Fuchic – SP; Ochin Artes e Tapetes Orientais – SP; e Paiol – SP.

Na quinta feira – 19 – na abertura oficial do evento, o prefeito de São Lourenço José Sacido Barcia Neto; Claudia Pimentel, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço; e Ticiana Lopes, Gestora do SEBRAE – Microrregião São Lourenço, falaram aos presentes sobre a importância do evento.

Nesta edição, a Expo Sul das Gerais contou com a participação especial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Minas, e da “Escola do Campo”, que em seu estande divulgou os cursos e treinamentos ofertados gratuitamente ao homem do campo.

A XIV Expo das Gerais teve o apoio da Prefeitura do município, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SECTUR); do Jornal Correio do Papagaio, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e Nestlé Waters do Brasil / Parque das Águas. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br