17:07hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
20/11/2017 08h32

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Celebrado há mais de 30 anos por ativistas, data foi incluída no calendário nacional em 2003

Apesar de o dia 20 de novembro ser comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, somente em 2003 a data foi incluída no calendário escolar nacional. Já em 2011, por meio da Lei 12.519, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi, finalmente, instituído.
A data foi escolhida justamente por causa da morte de Zumbi, uma vez que os palmarinos foram exemplos de força, bravura e luta pela resistência da escravidão, um data que representa a luta vivida por todos os negros pela liberdade, que não foi um favor como alguns livros de história fazem parecer, mais sim uma luta por um direito, por uma vida melhor.
Nessa dia, lembramos de toda a luta e sofrimento que esse povo passou para poder ter seus direitos como ser humano respeitado. É uma forma de combater o racismo que mesmo depois da libertação não fez com que os negros recebessem o respeito que eles merecem. Serve também para demonstrar a importância da população negra para a cultura e desenvolvimento da nação brasileira. A semana em que a data cairá no calendário é conhecida como a Semana da Consciência Negra e pelo Brasil vários eventos acontecem demonstrando a importância dessa raça.
Assuntos como Inclusão de negros no mercado de trabalho, cotas em universidades, discriminação por parte da polícia, moda e beleza negra, entre outros, são assuntos tratados como mais ênfase durante essa semana.
O Dia da Consciência Negra é feriado em apenas 11 municípios mineiros , incluindo a capital, Belo Horizonte, além de Paraíba, Betim, Guarani, Ibiá, Jutinga, Juiz de Fora, Motes Claros, Santos Dumont, Sapucaí Mirim e Uberaba.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br