08:41hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
07/11/2013 09h07

57º BPM Sedia Seminário de Defesa Civil

Objetivo do Seminário informatizar os procedimentos para solicitação e reconhecimento de situação e emergência.

Realizou-se na manhã de 1º de novembro de 2013 em São Lourenço, no auditório da Unimed Circuito das Águas, um Seminário de Atualização de Proteção e Defesa Civil, que contou com a participação de membros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MG), de todos os Comandantes de Frações, Coordenadores e representantes de Defesa Civil dos 22 municípios sob responsabilidade do 57º BPM, além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, do Exército Brasileiro, policiais militares da 17ª Cia PM Ind Mat, brigadistas da APA da Serra da Mantiqueira e funcionários do serviço de tratamento e abastecimento de água e esgoto de São Lourenço.

O evento foi presidido pelo Ten Cel PM Paulo Valério Júnior, Comandante da Unidade e contou com a participação do Sr. Baruc Sebastião Landim, Prefeito Municipal de Seritinga; do Sr. João Carlos Rabelo, Vice- prefeito de Pouso Alto; do Sr. Pitágoras Teodoro da Silva, Vice-Prefeito de Liberdade; do 1º Ten BM Richelmy Murta Pinto, Comandante do 3º /3º/9º Batalhão de Bombeiros Militar; do 2º Ten EB André Luis Ferreira da Silva, Chefe de Instrução do Tiro Guerra de São Lourenço e do Sr. José Lopes do Couto Filho, Diretor de Planejamento da Prefeitura Municipal de Formiga.

O Sub Ten PM Flávio Coelho Fagundes, iniciou o ciclo de palestras abordando os seguintes temas: Conceituação Básica em Proteção e Defesa civil; Ações de Prevenção e Mitigação; Preparação e Respostas para Desastres; Plano de Contingência; Monitoramento, Alerta e Alarme; Mapeamento de Áreas de Risco; Plano de Contingência; Administração de Abrigos Temporários e Exercícios Simulados.

Já o 1º Ten PM Leonardo Guimarães de Oliveira Maillo explanou aos participantes sobre o Sistema Integrado de Informação Sobre Desastres- S2ID, que tem como objetivo informatizar os procedimentos para solicitação e reconhecimento de situação e emergência e estado de calamidade pública bem como facilitar a transferência de recursos federais para os Estados e Municípios além de toda legislação federal que cuida da matéria.

Ao fazer uso da palavra o Ten Cel Valério sensibilizou os participantes da importância de tal ação por parte da Polícia Militar, uma vez que o período de chuvas se aproxima e muitas cidades da área da Unidade já passaram por momentos de calamidade e agradeceu a presença da equipe da CEDEC/MG e de todos os participantes, ressaltando a importância de se dividir às responsabilidades dentro do conhecimento que foi repassado.


Fonte:Assessoria de Comunicação Organizacional do 57º BPM 


 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br