09:22hs
Terça Feira, 16 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
19/12/2017 10h15

A arte como caminho para o desenvolvimento motor e psicológico

Ong para meninas em São Lourenço oferece aulas de artesanato

*Texto e fotos: Marina Ibba

O desenvolvimento motor fino é essencial para a realização de atividades cotidianas, como escrever, amarrar e abotoar e, para que estas atividades sejam realizadas de maneira eficaz, se faz necessário a prática de atividades que estimulem o crescimento dos pequenos músculos das mãos em uma idade precoce.

Há 26 anos, em São Lourenço, a professora aposentada, Dalila Mércia Barbosa Maciel, deu início à um trabalho voluntário muito nobre na ONG Casa da Mãe Grande, CEI-Serviços de Obras Sociais. A professora leciona aulas de artesanato para meninas do ensino fundamental que passam uma parte de seus dias na instituição. Além do estímulo às atividades motoras, as aulas envolvem a reciclagem de materiais, cores, diversidade de materiais e muita criatividade.

Somente neste ano de 2017, as alunas já criaram trabalhos de colagem, costura, bordado e pintura que deram origem à panos de prato, marcadores de página, chaveiros, tiaras, porta-trecos e itens decorativos que podem ser utilizados em suas casas e também ensinados para outros membros da família.

- Sobre a ONG

Criada há cerca de 47 anos, a Casa da Mãe Grande atende atualmente 50 crianças de 06 a 12 anos e conta com 03 funcionárias e um grupo de voluntários que ministram aulas de musicalização, basquete e demais atividades extracurriculares.

A fundadora da ONG conta que esta iniciativa se deu em busca de ajudar as mães que precisavam de um local seguro e acolhedor para suas filhas enquanto estavam em seus trabalhos. Ela conta ainda que, no início dos trabalhos, as crianças eram bem pequeninas e precisava contar com um grande número de voluntários para cuidar dos bebês e preparar refeições e mamadeiras. Ela prefere não se identificar e explica: “Eu não tenho o direito de fazer propaganda do meu trabalho porque ele não é meu, é de Deus”.

O espaço conta com o apoio da Prefeitura Municipal e é custeado por doadores voluntários. Interessados em contribuir com a continuidade do trabalho podem entrar em contato através do telefone: 3331-1154.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG