04:59hs
Quinta Feira, 18 de Outubro de 2018
São Lourenço - Notícias
28/09/2018 10h27

A trajetória de Gislene Vilela pelo universo das palavras

Jornalista e autora, Gislene promove ainda projetos culturais em sua cidade para fomento da identidade cultural local

Por Débora Penna 

Gislene Vilela, escritora, jornalista e produtora cultural, acredita que a informação e a literatura são armas fundamentais para a transformação do mundo e do cotidiano de cada um. Apaixonada pela escrita desde a infância, a autora ressalta a importância da influência de seus professores de português no seu gosto pela leitura.

Natural de Caxambu e sãolourenciana de coração, Gislene começou a sua jornada profissional pelo universo da escrita ainda na juventude ao colaborar para o Jornal Vinde e Vede, veículo de comunicação oficial da Renovação Carismática Católica da Diocese da Campanha da época.

Ao longo dos anos, trabalhou em diversos meios de comunicação de sua cidade e região, construindo uma carreira de jornalista de reconhecimento local, devido a sua credibilidade e responsabilidade profissional. 
Escreveu artigos e reportagens para o São Lourenço Jornal, o Jornal Região Sul (Itajubá), o Jornal Classe Líder (Vale do Paraíba) e o Jornal Correio do Papagaio.

Apesar de realizada profissionalmente com a carreira jornalística, havia um sonho adormecido em seu coração: o de escrever um livro. “Com o passar dos anos, esse desejo, que eu alimentava quase todos os dias, foi sendo adiado por tantas outras prioridades”, conta Gislene.

Gigi, como também é conhecida, recebeu diversos incentivos para publicar seu livro, principalmente do esposo Paulo e de uma grande amiga. Foi quando ganhou forças e inspiração para concretizar o seu sonho. 
Seu primeiro livro, “Um Convite para a Vida”, lançado em 2007, relata histórias reais de pessoas que se deixaram abraçar pela vida e viveram-na de forma positiva. Em dezembro do mesmo ano, o livro ganhou o Prêmio Revelação no XVI CONAOP, realizado pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço.

Em 2015, Gislene realizou o Projeto Aula Viva, com o foco voltado para as comemorações dos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial. O Projeto promoveu aulas interativas, palestras e exposições para instituições de ensino da cidade e região.

Uma verdadeira aula “viva” na qual estudantes puderam aprender com relatos na primeira pessoa, criando uma ponte cultural e informativa entre jovens e veteranos.
O sucesso do projeto foi tanto que uma segunda edição foi realizada em 2016, com o tema dos 90 anos de Emancipação Político-administrativa da cidade de São Lourenço.

“Este trabalho foi realizado com o intuito único de contribuir para a História, por entender que ela é de suma importância, promovendo a interação entre o passado e o presente atuando na transformação da realidade”, conta Gigi sobre o projeto. Nesse ano ainda nasceu a primeira edição da revista “Projeto Aula Viva”, com direção geral da idealizadora do projeto, Gislene Vilela. De acordo com a autora, uma segunda edição já está sendo preparada, dando continuidade sobre outros temas.

Atualmente, Gislene é voluntária na equipe de redação da revista “O Atirador”, veículo de comunicação oficial do Tiro de Guerra 04-024 de São Lourenço.

Em agosto de 2018, participou e colaborou com os organizadores do 1º Encontro de Escritores, realizado na Câmara Municipal de São Lourenço, com o objetivo de valorizar autores locais e regionais, além de estimular produções literárias, intelectuais e editoriais. Em setembro, o seu trabalho jornalístico foi reconhecido pela Câmara Municipal, que enviou à autora uma Moção de Parabéns “pela sua significativa contribuição em prol da divulgação e da organização” do Encontro.

O sonho e o talento de escritora continuam vibrantes em Gislene, tendo mais três livros prontos para publicação. No entanto, a autora desabafa sobre as dificuldades de ser escritor no Brasil, sobretudo no interior. Ainda assim, não desiste e continua lutando pela realização de projetos e parcerias para a transformação do seu entorno, com informação e cultura.  

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG