09:24hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
02/07/2015 09h00

Abadá-Capoeira: um show de cultura, sustentabilidade e cidadania

Batizado e troca de cordas de alunos de São Lourenço e Jesuânia aconteceu na Catedral de Bambu do Parque das Águas, com palestra e Campanha Abadágua.

No último fim de semana São Lourenço recebeu instrutores do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte para o batizado e troca de cordas dos alunos da Abadá-Copeira. Evento começou no sábado, às 19:00h, com uma belíssima roda de apresentação no calçadão.

No domingo, às 9:00h, teve palestra da Campanha da Abadágua com a graduada Fofa, ambientalista de Belo Horizonte, sobre a importância da conscientização ambiental.

Às 9:30h começou o Batizado e Troca de Cordas com os alunos da Abadá-Capoeira de São Lourenço e Jesuânia. O evento aconteceu na Catedral de Bambu, no Parque das Águas, e reuniu 80 alunos, professores e pais, além dos curiosos que assistiram às palestras e ao batizado. O batizado é uma iniciação do capoeirista no universo da capoeira. “A capoeira tem um papel fundamental no resgate da autoestima, da inclusão social, do resgate  e valorizaçãoda cultura”, ressalta o instrutor Jibóia Mineiro, organizador do batizado. “A capoeira não tem nenhum vínculo com religião, vai muito além disso. Quem tem religião é o capoeirista, a capoeira não tem religião”, explica Jibóia.

O instrutor dá aulas em São Lourenço, Jesuânia e Soledade e também realiza um trabalho de inclusão social, proporcionando aos alunos com necessidades especiais a possibilidade de experienciar e praticar a capoeira.

A roda de capoeira é patrimônio imaterial da humanidade, declarada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 2014. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história. “É a nossa luta, a nossa dança, nossa identidade”, conclui Jibóia.

História Abadá-Capoeira

A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira), fundada no Rio de Janeiro em 1988 pelo mestre Camisa, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da arte capoeira.

Atualmente é uma das maiores divulgadoras da cultura nacional e da língua portuguesa no mundo. Está representada em todos os estados brasileiros e em 35 países, com cerca de 50 mil associados que mantêm contato através de cursos, seminários, palestras e projetos sociais.

As atividades da Abadá estão fundamentadas em alguns ensinamentos da capoeira Regional, através do Mestre Bimba e outros da capoeira Angola. Unindo as duas vertentes cria-se uma unidade da qual é preservada a tradição, o fundamento, a técnica, o uniforme e o cuidado e zelo na confecção dos instrumentos. A evolução dá-se pela criatividade dos capoeiristas, da vivência, do aprimoramento técnico, do respeito mútuo no aprendizado e da união dos componentes do grupo.

A Abadá-Capoeira chegou em São Lourenço há mais de 20 anos, pelo instrutor Jibóia Mineiro. Desde então ele vem trabalhando com crianças e adultos para manter a cultura viva e passar a tradição. Jibóia trabalha no Projeto Crer-Ser há 11 anos, onde o sonho começou e através do qual difundiu ainda mais a capoeira entre os jovens da cidade. Hoje muitos dos que aprenderam capoeira com Jibóia são professores e mantêm a tradição e os ensinamentos.

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br