20:27hs
Terça Feira, 16 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
02/07/2016 12h10

Adolescentes de Itamonte visitam meios de comunicação de São Lourenço

Alunos do Projeto Parceiros do Futuro visitaram o Jornal Correio do Papagaio e a Rádio Alternativa durante a Oficina de Comunicação

Adolescentes durante visita a redação do Jornal Correio do Papagaio/Fotos: Átila Naddeo

Na segunda-feira, 27, o grupo de adolescentes que participa do Projeto Parceiros do Futuro, de Itamonte, veio à São Lourenço visitar as sedes do jornal Correio do Papagaio e da Rádio Alternativa, como um complemento à Oficina de Comunicação em que participam.

“A curiosidade e o brilho no olhar enquanto compreendiam o funcionamento da nossa redação e dos estúdios da rádio são a maior recompensa para este tipo de trabalho”, explica Deborah Penna, jornalista do Correio do Papagaio, que participa da Oficina de Comunicação em Itamonte. A visita teve como objetivo apresentar aos jovens a realidade dos meios de comunicação da região, de forma a complementar tudo o que foi aprendido durante a Oficina.

Desde o início de março, o jornal Correio do Papagaio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itamonte, está desenvolvendo uma Oficina de Comunicação com os adolescentes. A proposta foi apresentar o que é a comunicação e a importância e responsabilidade dos meios na sociedade. Além disso, pretende-se oferecer ferramentas para que os jovens despertem uma consciência crítica e reflexiva para com o meio em que se inserem.

Depois de apresentações e algumas brincadeiras sobre comunicação, os alunos desenvolveram o jornal do projeto, intitulado Folha do Futuro. O jornal tem conteúdo produzido pelos adolescentes, com pautas sugeridas e escritas por eles, sobre notícias do Projeto e do bairro Boa Vista, onde vivem. Será impresso pela prefeitura local e distribuído no bairro e no Projeto.

 

Após a elaboração do jornal, foi também criado um Jornal Mural, na sede do Projeto, onde eles podem continuar atualizando as novidades e pode servir também como uma plataforma de comunicação interna. Criaram também, durante a Oficina, uma fanpage no Facebook/FolhadoFuturo.

A visita à São Lourenço vem coroar a conclusão da Oficina e teve como objetivo oferecer um melhor entendimento sobre o funcionamento dos meios de comunicação na região.

“Levar esta oficina até aos jovens é uma experiência sempre gratificante. Trabalhar em parceria com o Jornal Correio do Papagaio possibilitou desenvolvermos o trabalho de uma forma leve e, ao mesmo tempo séria, cativando e demonstrando um pouco do que é o mundo da comunicação para o grupo. O resultado foi melhor que o esperado e estamos estudando a possibilidade de fazer um pequeno programa de rádio com os alunos”, ressalta Átila Naddeo, assessor de comunicação da Prefeitura de Itamonte.

Para os alunos a experiência foi edificante e divertida. Perguntados sobre a profissão que escolheriam, alguns falaram que queriam ser médico, estilista e fotógrafo. Os alunos têm entre 12 e 13 anos e o futuro deles está nas próprias mãos. Através da colaboração na participação da Oficina, o jornal Correio do Papagaio acredita que pode estar ajudando a formar valores e sonhos nos jovens, para que eles mesmos possam criar as trilhas das suas vidas, independente das dificuldades que se apresentam.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG