09:02hs
Sexta Feira, 20 de Setembro de 2019
São Lourenço - Notícias
07/10/2017 14h27

Adoção consciente e proteção animal

Grupos voluntários em São Lourenço e região acolhem animais abandonados

O Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro, nos lembra a importância de viver em harmonia com a natureza, respeitando os animais e, assim, expressando amor à toda manifestação de vida em nosso planeta, como deu testemunho São Francisco de Assis, que neste dia é homenageado, nos remetendo ao valor essencial de nossa humanidade que é o respeito à vida.
Na região existem diversos grupos, formais ou não, e cada vez mais, atuando na proteção e cuidado com os animais. Aqui contamos um pouco sobre alguns desses trabalhos, observando que eles têm em comum, as campanhas, a carência de material, o excesso de animais precisando de ajuda, mas acima de tudo, muito amor e dedicação envolvidos.
É importante ressaltar que o trabalho educativo, de conscientização, deve acontecer paralelamente aos cuidados com a saúde do animal, pois só assim, a longo prazo, viabilizamos uma vida mais justa e feliz para todos, humanos e não humanos.
São Lourenço
Há 03 anos o Patrulha Animal surgiu em São Lourenço, com um grupo pequeno de amigos cuidando dos animais que viviam nas ruas da cidade. Atualmente, o grupo, que é informal e pretende continuar sendo, tem em torno de 25 voluntários. O grupo resgata animais feridos e abandonados, os coloca em abrigos provisórios e busca pessoas que possam adotá-los. Atualmente 44 cães estão nestes abrigos temporários.
Em busca de arrecadar recursos financeiros para ajudar os animais abandonados, o grupo promoveu um bazar no período de carnaval. O resultado foi tão bom que foi criado um bazar definitivo, que funciona na Galeria João Lage, com doações de objetos diversos e com a venda, conseguem ajudar muitos cães sem lar.
O Patrulha Animal tem parcerias com diversos veterinários da cidade para castração e consultas, a preços reduzidos; o grupo avalia a situação de necessidade e oferece os serviços necessários a um custo menor.
Além do bazar, como fonte de renda para pagamento dos serviços, o Patrulha Animal tem carnês, para quem deseja contribuir mensalmente e os “cofrinhos” espalhados no comércio local. O grupo também tem trabalhado no sentido de fazer com que se cumpra lei municipal, garantindo cuidados e proteção aos cavalos da cidade, incluindo os de charrete.
Cambuquira
A Associação Mãos Amigas, é uma entidade sem fins lucrativos (ONG), fundada em 02 de novembro de 2013, que congrega e representa no âmbito da região do Circuito das Águas – MG e cidades em torno, no sul de Minas, as pessoas naturais preocupadas em combater a crueldade, o descuido e o abandono praticados contra os animais. Tem como principal foco de ação, a castração a preços reduzidos.
A Ong tem sua sede no Solar dos Lagos, em São Lourenço, e um ônibus itinerante, o castramóvel, que castra cadelas a preços reduzidos, com sede na cidade de Cambuquira. Nos mutirões que acontecem no sul de Minas, trabalham em torno de 20 voluntários, e a divulgação desse trabalho, ocorre nas redes sociais e através dos parceiros em cada cidade, onde ocorre o mutirão para castração. No momento, existe um total de 21 cidades do sul de Minas, agendadas para receber a visita do castramóvel; como são atendidas 2 cidades por mês, atualmente existe uma agenda completa para 7 meses.
A ong tem no seu histórico, a realização de mais de 2.500 castrações realizadas nos últimos 3 anos, onde foram atendidas 23 cidades do sul de Minas. E a maior dificuldade é trabalhar com poucas reservas financeiras, e não poder fazer investimentos que melhorariam ainda mais o trabalho, que é viável pelas parcerias com entidades governamentais e não governamentais, e algumas poucas doações de pessoas físicas.
Em novembro a ong iniciará um trabalho de educação humanitária, no local dos mutirões, com pequenas palestras, distribuição de material impresso e exibição de vídeos.
Mais informações : contato@maosamigas-mg.org.br

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG