17:48hs
Sábado, 15 de Junho de 2019
São Lourenço - Notícias
14/12/2018 17h25

Ambiente Sócio-Cultural-Recreativo Ara-Acá em São Lourenço

Organização da Sociedade Civil oferece atividades para crianças, jovens e adultos da cidade

Fotos: Arquivo Ara-Acá

Crianças, jovens e adultos podem participar de aulas de teatro, roda de leitura, informática entre outros

Fundada oficialmente em 21 de março de 2009, o Ambiente Ara- Acá, é uma Organização da Sociedade Civil com trabalho dedicado às crianças, jovens e adolescentes que moram em São Lourenço, ligada ao Conselho da criança e do adolescente. Desenvolve atividades junto à escola do ensino fundamental, em apoio ao seu trabalho de educação, oferecendo neste momento as atividades de roda de leitura, acompanhamento escolar, teatro e informática.


O Ara- Acá resulta de um sonho muito mais antigo de seu idealizador, fundador e primeiro presidente José Eduardo Piovesana, inspirado em escritos do Professor Henrique José de Souza, que esteve em São Lourenço pela primeira vez em setembro de 1921, proveniente do Rio de Janeiro, e aqui fixou residência em 1935, até falecer em 1963, deixando seu nome numa das avenidas da cidade, em reconhecimento pelo seu trabalho de educador de crianças e adultos e de divulgador do nome de São Lourenço no Brasil e no exterior.


Segundo Roberto Urtans, atual presidente do Ambiente, o Ara- Acá oferece à criança e ao jovem um ambiente (por isso o nome “Ambiente Ara-Acá”) que seja ao mesmo tempo auto-educativo, atrativo e instrutivo, onde, por seus próprios esforços, possam desenvolver seus melhores potenciais e, aos adultos, pais, orientadores, etc, o conhecimento necessário para cumprirem os seus deveres em relação aos menores.

Crianças participam de várias atividades no Ambiente


“Embora o Ara-Acá esteja oficialmente ligado à área da Promoção Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sua filosofia é a de “ensinar a pescar, não apenas dar o peixe”, pois entende que a definitiva promoção social só acontece quando o indivíduo está preparado para a inclusão no círculo virtuoso do aprendizado e do trabalho e, assim, a plena cidadania”, conta o presidente.


O Ara-Acá funcionou até recentemente em ambiente campestre, no sítio cedido pelo fundador, situado na Montanha Sagrada, Bairro Carioca. Em setembro deste ano, mudou-se para a rua Hermengarda, N° 59 (segunda travessa da av. Prof. Henrique José de Souza, quem sobe para a via Ramon), a fim de situar-se mais próximo de escolas públicas de primeiro grau, em especial a vizinha escola Ida Mascarenhas Lage.
Na nova sede do Ará-Acá acontece acompanhamento escolar (orientação dos assistidos nas tarefas da escola), roda de leitura (como incentivo ao hábito de ler e contar histórias), teatro (como recurso de domínio da arte da expressão, aquisição de cultura geral, socialização, disciplina e realização pessoal) e iniciação à computação com máquinas de alto rendimento (desde o simples uso do computador até a pesquisa na internet dos temas escolares e o uso de programas de vários níveis das diversas matérias).


“Enfim, um programa de apoio à educação oferecido gratuitamente às famílias, só encontrado nas melhores escolas particulares, agora ao alcance dos alunos da escola pública de primeiro grau do município”, explica Roberto.


E para o ano que vem as atividades não param. Prevê-se a ampliação do que já vem sendo realizado e a incorporação de novos ramos dos saberes e práticas inerentes à educação e à promoção social.


As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, das 08 às 11 horas e na parte da tarde, das 14 às 17 horas.


No período noturno das 19 às 20:30h, é oferecido à comunidade um curso de informática para a terceira idade, com um baixo custo, visando a integração com as mídias sociais.


Para saber mais sobre o projeto também há o site: www.ara-aca.wixsite.com/ara-aca

O Ara-Acá está situado na rua Hermengarda, n° 59, no Carioca

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG