09:12hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
07/08/2014 13h38

Antiga Creche SOS agora é Cemei em São Lourenço

A estrutura física da antiga creche foi alterada e está em constante trabalho de manutenção.

A antiga Creche SOS Casa da Mãe Grande agora é Centro Municipal de Educação Infantil. Em janeiro de 2013, ela foi municipalizada e tornou-se Cemei Carolina Forastiere Junqueira. E no dia 4 de fevereiro do mesmo ano iniciou suas atividades letivas. Localizado na rua Cel. José Justino, nº 119, o centro atende, das 7h30min às 17h, 126 crianças, distribuídas em nove turmas, de berçário até maternal.

A estrutura física da antiga creche foi alterada e está em constante trabalho de manutenção. Obras de grande porte foram realizadas, como a troca do telhado, instalações para o banho dos bebês e construção de rampa de acesso ao refeitório. O prédio conta, também, com secretaria, diretoria, pátio coberto, sala de vídeo, brinquedoteca, lavanderia e refeitório.

História – O Serviço de Obras Sociais (SOS) foi fundado em janeiro de 1978, por um grupo de pessoas do Ciclo de Formação Cristã, para um trabalho de assistência social. Sempre funcionou na sede do antigo Posto de Puericultura, atendendo famílias de baixa renda, com a distribuição de leite, cestas básicas, roupas, medicamentos e material de construção. E ainda ministrava cursos para gestantes, de higiene, puericultura, bordado, corte e costura e culinária, muitos assessorados pelo antigo Mobral. Promoveu campanhas para tirar os mendigos das ruas e de conscientização da comunidade, no sentido de não dar esmolas na rua. Por muitos anos, distribuiu roupas e providenciou internações no hospital local e em outras cidades. Promoveu várias campanhas de agasalhos e cobertores, festas juninas, e participava ativamente com barracas na festa do Padroeiro, tendo participação nos lucros, fez campanhas do quilo e rifas. Construiu algumas casas para famílias pobres.

Em 1982, começaram os preparativos para a fundação da Creche “Casa da Mãe Grande”, que começou a funcionar em 1983. Pioneira em São Lourenço, a creche foi criada e sustentada por voluntários.

Em 1988, iniciou-se um trabalho em parceria com o Mobral e, posteriormente, com a prefeitura, implantando a pré-escola.

Em 1990, passou a oferecer reforço escolar para alunos da primeira à 4ª série. Em 1997 as professoras foram transferidas para o ensino regular em escola municipal e a entidade, para dar continuidade ao atendimento, contratou duas educadoras, uma para o período da manhã e outra para o período da tarde, para as atividades complementares à escola.

Em 2000, a creche foi devastada pela enchente e perdeu praticamente tudo, mas a união fez a força e conseguiu se reerguer. A pré-escola foi tirada da instituição e as crianças a partir de quatro anos passaram a estudar na Escola Municipal Melo Viana, ficando meio período na creche.

Em 2001, passou a oferecer aulas de informática.

Em 2003, atendendo à Superintendência Regional de Ensino de Caxambu, passou a se chamar Centro Educacional Infantil Serviço de Obras Sociais.

Em 2004, foi construído, mais uma vez com a participação da comunidade, o Núcleo Dona Terezinha, homenagem a uma grande colaboradora. Era um espaço, ao lado da creche, para atender as meninas de sete a 14 anos, com atividades complementares de artesanato, teatro, dança, culinária e outros.

Em 2005, em parceria com a Unimed Circuito das Águas, foi criado o Projeto Educação e Cultura, com aulas de dança e coral, para as meninas de 7 a 14 anos.

Em 2010, a Secretaria Municipal de Educação, através de convênio, enviou quatro professoras para a educação infantil.

Em 2012, foi iniciado o processo de municipalização da instituição, que passou a se chamar Centro Municipal de Educação Infantil Carolina Forastiere Junqueira.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço 


 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG