05:48hs
Segunda Feira, 17 de Junho de 2019
São Lourenço - Notícias
20/11/2018 11h12

Após quase um mês, passeios do Trem das Águas são retomados

Pontilhão havia caído em local conhecido como Trevo do Ramon, após chuvas em outubro

Foto: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF)

Trem das Águas volta a funcionar em São Lourenço 

Após quase um mês, os passeios do Trem das Águas foram retomados em São Lourenço (MG). A atividade havia sido suspensa depois que um pontilhão caiu com as chuvas no dia 17 de outubro, mas voltou a ser realizada na última quinta-feira (15). O trem fez seu tradicional passeio até Soledade de Minas na quinta-feira de feriado, na sexta, no sábado e domingo.

O pontilhão caiu no local conhecido como Trevo do Ramon. A ponte fica próxima da Rodovia MGC-383, que ficou parcialmente alagada. Mas agora, após obras de recuperação, o trecho foi liberado.

“Ficamos no previsto, de conseguir fazer as obras até na segunda-feira. Fizemos os testes com a Maria Fumaça. Passamos na linha várias vezes, então está tudo perfeitinho, tudo em ordem”, explicou Edelmo Dias de Freitas, diretor da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

O serviço foi liberado após a primeira parte das obras, de restauração e reforço da estrutura. Na segunda parte, o local deve ser revestido.

O Trem das Águas é uma dos principais atrações turísticas da cidade. Ele roda entre São Lourenço e Soledade, trecho de 10 km, e o passeio todo dura 2 horas, sendo 40 minutos na ida, 40 minutos em Soledade, onde existe uma feira de artesanato e produtos da região, e por fim 40 minutos na viagem de retorno.

O trem é tracionado por uma autêntica locomotiva a vapor, sendo que em São Lourenço existe a disposição do trem a Locomotiva 327, uma locomotiva Inglesa de 1928 do tipo Pacific (rodagem 4-6-2) e a Locomotiva 1424, uma locomotiva Americana de 1927 do tipo Mikado (rodagem 2-8-2). O trem é formado por até 8 carros de passageiros, sendo na maioria antigos carros de madeira e dois antigos carros de aço carbono.

Fonte: EPTV 2

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG