06:41hs
Segunda Feira, 17 de Junho de 2019
São Lourenço - Notícias
05/10/2017 11h11

As novas perspectivas para idosos no Brasil

Em outubro o país celebra o dia do idoso, parcela da população que cresce a cada ano

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro, data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso. Nos últimos 10 anos o Brasil ganhou 8,5 milhões de cidadãos acima dos 60 anos. A imagem estereotipada que temos dessa população é cabelo branco, crochê nas mãos ou, como estamos na era fitness, indivíduos dessa faixa etária correndo e com uma dieta balanceada. Mas com o aumento de expectativa de vida dos brasileiros, estamos desmistificando essa ideia generalista que temos dos idosos.
As mulheres e homens maduros têm desejos, sonhos e acima de tudo podem se virar sozinhos e terem um próprio negócio. A história mostra que pessoas mais experientes podem sim ter ideias inovadoras para ganhar dinheiro e, como todo ser humano, precisam de apoio para colocá-las em prática. Muitas empresas estão preferindo fechar negócios com pessoas acima de 60 por conter essas 5 qualidades essenciais para um negócio dar certo:
Administração excelente do tempo, conseguem pedir ajuda, viveram muitas crises, acreditam no olho no olho e trabalham por prazer.
Pensando nisso nosso município tem procurado ofertar opções de atividades em que essa turma animada interaja cada vez mais com a população mais jovem da cidade.
O CRAS conta com profissionais especializados que ofertam atividades físicas, coral, capoeira, aula de informática, intercâmbio cultural de idade com parceria da Secretária de Educação, passeio e artesanatos que são direcionados para vendas e exposição depois.
Além disso palestras e campanhas preventivas são ofertadas pelos Postos de Saúde de cada bairro. Agregando a isso vale ressaltar que os maiores de 60 anos fazem também parte do grupo de risco aumentando para as complicações e óbitos por influenza, a conhecida gripe, que pode ser evitada com a vacina. Outras vacinas indicadas são as Pneumocócicas que protegem contra as infecções respiratórias além de diminuir o risco de transmissão para outra pessoa, fator de grande relevância em asilos ou lugares como casa para idosos.
Há também a vacina contra a Herpes Zoster que é recomendada a partir dos 50 anos de idade. Outra vacina que faz parte do calendário é a Tríplice Bacteriana, contra a difteria, tétano e coqueluche que deve ser reforçada a cada Dez anos. A Secretária de Saúde segue o calendário brasileiro de vacinas e oferta gratuitamente nas campanhas oficiais.
O dia do Idoso não é só mais um dia para se colocar no calendário, é um dia para reflexão para todas as idades, ressaltando a importância de respeitar os mais velhos e de cuidar da saúde física e mental, afinal esperamos chegar a “Melhor Idade” da melhor forma possível.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG