12:11hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
27/02/2014 12h27

Autoridades se reúnem para discutir sobre a Segurança Pública

Reunião com autoridades e representantes de entidades de classe para discutir a segurança pública no município.

Realizou-se no dia 11 de fevereiro, às 18h:30m, no Salão de Convenções do Hotel Central Parque, em São Lourenço, uma reunião com autoridades e representantes de entidades de classe para discutir a segurança pública no município, especialmente o aumento de crimes com envolvimento de menores de 18 anos.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas. A mesa foi composta pelo Sr. Luiz Cláudio Siqueira, Presidente da Câmara de Vereadores, da Sra. Patrícia Pereira Lessa, Vice-prefeita Municipal, do Dr. Fábio Garcia Macedo Filho, Juiz da Vara Criminal, do Sr. Fernando Luiz Fagundes Ferreira da Silva, Promotor de Justiça, do Ten Cel PM Paulo Valério Júnior, Comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar, do Sr. Luciano Belfort Andrade Santos, Delegado Regional de São Lourenço, 1º Diretor Administrativo da CDL, o empresário Sr. Mariano Gomes de Vasconcellos e a Presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço, Sra. Cláudia Pimentel. Também estiveram presentes diversas lideranças, personalidades, empresários e representantes da imprensa local.

Segundo a vice-prefeita, Sra. Patrícia Pereira Lessa, em relação à situação dos menores, o ideal seria a inserção desses no mercado de trabalho, bem como a prática de esportes. Ela destacou os trabalhos realizados pela administração municipal, que, através das suas diversas secretarias, disponibiliza e executa ações para atender as crianças e os adolescentes em situação de risco social.

O Juiz de Direito, Dr. Fábio, sugeriu a adoção de medidas que promovam e apóiem as instituições de acolhimento a menores, bem como buscar parcerias para a construção de um centro sócio corretivo. Já o Promotor de Justiça, Dr. Fernando, explanou sobre a importância dos projetos sociais de prevenção desenvolvidos pelo ente público e também pelo voluntariado, da quantidade de prisões decorrentes do tráfico de drogas e da superlotação das cadeias. E elogiou a atuação dos órgãos policiais no tocante ao trabalho integrado com reais resultados de prisões de criminosos bem como no tocante à prevenção dos delitos. A Secretária de Educação, Professora Margarida, explicou sobre o repasse de verbas do FUNDEB para as creches municipalizadas da cidade. O Delegado Regional, Dr. Luciano, falou da possibilidade de construção de um centro de acolhimento e menores na cidade de Itajubá e também da estrutura da Polícia Civil e dos novos Delegados recebidos que promoveram uma evolução nos resultados das investigações de roubo e tráfico de drogas e destacou o trabalho integrado com a Polícia Militar.

Representando a Câmara dos Dirigentes Lojistas, o 1º Diretor Administrativo, o empresário Mariano Gomes de Vasconcellos, falou sobre a necessidade de mais informações acerca dos resultados das investigações de crimes na cidade e disse da necessidade do apoio para creches e entidades como forma de atuação preventiva junto aos menores carentes. E pela Sra. Cláudia Pimentel, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço, foi defendida a necessidade de criação de um fórum permanente para discussão das necessidades referentes á segurança pública na cidade, bem como, a criação de projetos esportivos que incluam esses jovens infratores, a criação de um centro de recolhimento de menores no próprio município e sobre o apoio que a comunidade pode dar aos abrigos de menores da cidade, para que os mesmos não venham a fechar por irregularidades ou falta de recursos.

Em suas palavras o Ten Cel Valério enfatizou a importância do art. 144 da Constituição Federal que determina que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos; informou que a Polícia Militar, possui tem buscado a cada dia qualificar seus policiais, sobretudo no tocante ao atendimento ao turismo como forma de contribuir para a segurança eno que resulta no retorno dos visitantes, melhorando a economia e qualidade de vida da cidade. Destacou as ações preventivas desenvolvidas  pela Polícia Militar como a Rede de Proteção envolvendo vizinhos e comerciantes e que a Unidade já formou mais de 17 mil crianças no Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD. E frisou a necessidade da comunidade e comerciantes manterem contatos com a Polícia Militar auxiliando com informações para a prevenção dos crimes e defendeu a proposta de manutenção de um fórum permanente de discussões sobre a segurança pública local, alem de informar que encaminhou pedido de apoio de técnico para o Comando da PMMG para a orientação do projeto de vídeo monitoramento pretendido pela cidade de São Lourenço, conforme solicitação da CDL e a Associação Comercial e conclamou os presentes progredir com as ações decorrentes dos assuntos tratados na reunião.

Os trabalhos foram encerrados com o encaminhamento de perguntas para as autoridades que compuseram a mesa e com o agendamento de novos encontros marcados para o mês de março. 


 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG