09:01hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
20/08/2015 09h16

Campanha da Caçamba em prol dos escoteiros de São Lourenço

Grupo Escoteiro de São Lourenço realiza campanha para ampliar sua sede.

A Campanha da Caçamba pretende movimentar os moradores da cidade a coletar cerca de 500 caminhões de terra e/ou entulho limpo para aterrar a área ao lado da sede dos escoteiros, com o objetivo de ampliar a área de atividades com as crianças e jovens.

O espaço ao lado da sede foi cedido ao Grupo Escoteiro São Francisco de Assis (GESFA), através de Lei Municipal, para ser ocupado. No entanto, necessita de aterramento, sendo que o GESFA já dispõe de todas as autorizações inclusive ambiental, mas não tem o recurso financeiro por ser uma instituição sem fins lucrativos e que conta com trabalho voluntário.

Por isso, a Campanha da Caçamba foi lançada. “Caso você tenha uma obra ou mesmo um terreno que terá sua terra retirada e não tem destino, ajude ao GESFA”, explica o diretor presidente do grupo, Eduardo.

Para mais informações e contato: (35) 8803-0342 ou (35) 9109-6719.

A sede está localizada na rua Maria da Gloria Ensá, 110 – São Lourenço Velho (Atrás do 57º Batalhão de Policia Militar), onde são realizadas reuniões todos os sábados, a partir das 14:30h. O GESFA trabalha com crianças e jovens dos 7 aos 21 anos divididos nos grupos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro.

 

O que é o Escotismo?

É um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

O movimento foi idealizado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. Tudo começou quando Baden-Powell organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, Baden-Powell resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As ideias do inglês foram muito bem recebidas. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo.

No escotismo, os jovens têm a oportunidade de se socializarem de forma disciplinada, pautada em valores e no meio da natureza. Desta forma, o escoteiro se desenvolve fisicamente, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, etc;  moralmente, visto que um dos objetivos do escotismo é desenvolver um caráter sadio nos escoteiros; e intelectual, já que são passados conhecimentos específicos de cada etapa das atividades.

O lema do escotismo é: “Sempre Alerta”. Isso significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente,  sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário.

Fonte: GESFA

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG