11:54hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
21/05/2015 09h24

Campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes sai às ruas em Sâo Loure

Manifestações aconteceram em todo o Brasil, relembrando a triste data em que um crime ocorrido em Vitória.

Dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A E.M.Melo Viana, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, as secretarias de desenvolvimento social e de educação, o comissariado e a SLTrans saíram às ruas para lembrar a importância dessa data.

Foram distribuídos cartazes no comércio local, com o objetivo de informar e empoderar vizinhos, parentes, amigos e a própria vítima, que deve sempre denunciar.

Manifestações aconteceram em todo o Brasil, relembrando a triste data em que um crime ocorrido em Vitória (ES) horrorizou a todos. Em 18 de maio de 1973, a jovem de 8 anos, Araceli Crespo, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar de hediondo, o crime prescreveu impune.

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) recebeu 21.021 denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no primeiro trimestre deste ano. Os números representam uma queda de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, informou à Agência Brasil, o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas. Em relação ao perfil, 45% das vítimas eram meninas e 20% tinham entre 4 e 7 anos.

“Ainda é um número muito elevado”, disse o ministro. Segundo ele, as principais denúncias são negligência e violência física, psicológica e sexual. “O mais grave é que, em 58% dos casos de violação dos direitos, os suspeitos são pais ou mães. Isso revela o quanto ainda temos de caminhar para uma cultura de respeito aos direitos das crianças e adolescentes”, destacou o ministro, durante o lançamento oficial da campanha “18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Sobre os casos de violência sexual, o Disque 100 registrou 4.480 denúncias, o que representa 21% do total de violações entre janeiro e março. A maioria dos casos (85%) é de abuso sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído com a aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG