10:38hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
16/10/2014 11h06

Campanhas, mamografia e fatores de risco no Outubro Rosa, em São Lourenço

O objetivo das campanhas é a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por Deborah Penna

 

Outubro Rosa é uma campanha anual internacional que tem como objetivo a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, cujo símbolo é o laço cor-de-rosa. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 90 e durante o mês de outubro iniciativas são realizadas por todo o País

Em São Lourenço o Outubro Rosa também não está passando em branco.

A Secretaria de Saúde, clínicas e demais entidades do setor se uniram para realizar um grande evento de conscientização sobre o câncer de mama, que irá acontecer no dia 18 de outubro, próximo sábado. O evento será realizado por parcerias entre o Espaço Viver Bem, o CENTRA (Centro Oncológico Sul-Mineiro), Hospital São Lourenço, Secretaria de Saúde, Faculdade de São Lourenço, Centro Viva Vida, Nestlé e Unimed, com o objetivo de conscientização e ação em relação ao câncer de mama.

A tenda estará montada na Praça João Lage das 8h da manhã até as 16h, onde serão realizadas triagens entre as mulheres com idades de 40 a 69 anos. Depois de passar pela triagem elas receberão um cartão para, se quiserem, fazer o exame de mamografia no mesmo dia, ou no dia 28 de outubro, no Centro Viva Vida.

O objetivo do cartão é facilitar o atendimento para a realização do exame. Caso a mulher não possa ir no dia da campanha, ela poderá se dirigir, com o cartão, a uma Unidade Básica de Saúde no seu bairro e fazer o agendamento da mamografia com prioridade.

Durante o evento serão distribuídos panfletos informativos e também haverá agentes de enfermagem medindo a pressão arterial e calculando o índice de massa corporal. A programação do evento conta ainda com aulas de ginástica, que acontecerão às 10h e às 14h, e também palestras, que terão como tema o “Câncer de Mama”, ministradas por médicos de São Lourenço dentro do Salão de Eventos do Parque das Águas, às 9h e às 14h. Para participar basta se dirigir à tenda e pegar o ingresso para o Parque, uma vez que as palestras serão gratuitas.

Segundo Lilian Augusta, Técnica de Enfermagem, a Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço informou que no sábado, 25 de outubro, unidades de saúde também irão trabalhar para a coleta de preventivo e pedidos de mamografia.

As unidades dos bairros Carioca, São Lourenço Velho, Barreiro, Biquinha, Vila Nova, Vila Carneiro, Porta do Céu e Canaã estarão abertas para atender as mulheres que não podem ir às Unidades Básicas de Saúde durante a semana.

Mamografia: diagnosticar a doença é essencial para a cura

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o nódulo quando este tem menos de um centímetro. Com esse tamanho ele ainda não pode ser palpado, mas pode ser curado em até 95% dos casos.

Nos últimos anos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde vêm ampliando a estratégia de “estar alerta” à população feminina e aos profissionais de saúde. Essa estratégia procura informar as mulheres sobre os principais fatores de risco e prevenir quanto aos sinais e sintomas mais frequentes. O câncer de mama é uma doença grave mas tem altas probabilidades de cura se diagnosticado cedo. Ainda assim estudos mostram que as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados, quando há uma sobrevida de aproximadamente 80%.

Segundo dados dos INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo relativamente raro de se estabelecer antes dos 35 anos de idade. Mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente, por isso é recomendado que a partir dos 40 anos sejam feitas mamografias anualmente e a Lei Federal nº11.664/2008, em vigor desde 2009, garante esse direito à mulher, podendo realizar os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama recomenda-se o exame clínico e a mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos.

Fatores de risco

É importante a mulher estar consciente dos fatores de risco e conhecer bem o seu corpo, para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. E é importante também, ao identificar alterações suspeitas, procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Os fatores de risco são:  idade, fatores relacionados à vida reprodutiva, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição a radiações ionizantes e a alta densidade do tecido mamário. Ainda assim a presença destes fatores não significa que a mulher terá, necessariamente, a doença.

Alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal são medidas importantes para a diminuição do risco de contrair a doença, assim como a amamentação.

Desinformação

Muitas pessoas acreditam ainda que o autoexame nas mamas, baseado na palpação, é a melhor forma de detectar o câncer. No entanto, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram. O autoexame continua sendo importante. Ainda assim, quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado significa que não está mais no seu estágio inicial, dificultando assim o tratamento e as chances de cura.

Outra informação que não está correta é de que o câncer de mama afeta apenas as mulheres. Na verdade pode ocorrer também em homens, ainda que pouco frequente, representando cerca de 1% de todos os casos. Portanto, a atenção com o corpo e os cuidados com a alimentação e atividades físicas devem também ser observados pelos homens.

Estudos do INCA mostram que em 2014 são esperados cerca de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Prevenção, informação e conscientização são armas muito importantes para o combate.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG