00:08hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
21/06/2011 09h51

Conferência da Saúde São Lourenço define prioridades

Conferęncia da Saúde define prioridades do município

Conferęncia da Saúde define prioridades do município

A 5ª Conferência Municipal de Saúde, realizada dia 18, na Câmara dos Vereadores, definiu as prioridades para melhorar o atendimento público de saúde. As 30 propostas apresentadas foram selecionadas em nove pré-conferências, realizadas com representantes das comunidades nas unidades básicas de saúde e aprovadas pela plenária da conferência.
Ao abrir a conferência, o prefeito Zé Neto criticou a decisão do Governo Federal de retirar da pauta do Congresso a emenda 29, da Constituição Federal, que estabelece o percentual que cada governo (Federal, Estadual e Municipal) deve investir na saúde pública. Segundo o prefeito, a decisão do Governo inviabiliza a melhora da prestação desse serviço nos municípios. O prefeito disse que para prestar um bom atendimento, o município, nos últimos três anos, investe entre 24% e 28% nos serviços de saúde. “Se a União e o Estado investissem mais, o serviço poderia ser muito melhor”, afirmou.
Mesmo com a dificuldade financeira, a atual administração aumentou o número de atendimentos feitos mensalmente nas unidades de saúde, de 1.800 para 6 mil. Também vai inaugurar dois novos postos, na Biquinha e na Federal, e concluir os que estavam inacabados, da Estação e da Vila Carneiro. De acordo com Zé Neto, a té o final de 2012 a meta é expandir o Programa Saúde da Família para 100% do município e entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Mas, a principal preocupação da prefeitura na área de saúde, conforme falaram o prefeito e o secretário Mauro Junqueira, não depende apenas da administração municipal, mas também de toda a comunidade. Trata-se da ampliação do Hospital de São Lourenço, uma instituição filantrópica, que atende a toda a região.
O secretário de Saúde, antes de colocar em votação as propostas da conferência, fez um balanço dos atendimentos feitos pelos diversos serviços oferecidos pelo município. O Dr. Douglas Spoladore Dominguez apresentou o Projeto Olhar Brasil no município, que tem como objetivo identificar problemas visuais em crianças que estudam na rede pública e adultos.
Enquanto representantes da comunidade e gestores discutiam a política de saúde do município, no plenário da Câmara, do lado de fora, profissionais de saúde realizavam testes de glicemia, hepatite, HIV, glaucoma. Também foram montados os postos de vacinação contra poliomielite e sarampo.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br