13:21hs
Terça Feira, 25 de Junho de 2019
São Lourenço - Notícias
14/10/2017 10h00

Convention Musícas de Minas trás o resgate das Modas de Viola

Trazendo elementos da cultura tradicional, projeto oferece ao público apresentações da Orquestra de Violas

A viola caipira, tradicional pelos interiores do Brasil, é já muito conhecida nas cidades grandes, desde 1920. Mas em nos nossos dias, infelizmente, tem sido confundida com a música sertaneja e suas tão faladas duplas, que aparecem como sertaneja sem o ser. Escondida por um tempo, hoje reaparece com toda força, conquistando os jovens, através de artistas que não se deixaram levar por modismo e lutam para defender a cultura brasileira.
A origem da viola caipira brasileira, deriva da viola portuguesa, trazida pelos jesuítas para o Brasil. Muito utilizada para encantar os índios, a viola servia também para que o português pudesse expressar toda a sua nostalgia de colonizador e, mais tarde, para que o caboclo (filho de índio com ‘branco’) cantasse os novos sentimentos dessa terra virando país e nação, depois, acompanhando um estilo determinado de narração falada, os causos, na essência absolutamente verídicos, tornando-se parte da riqueza cultural popular.
Pensando nisso, nasce o projeto “Convention Música de Minas” que resgata elementos da cultura tradicional, oferecendo ao público apresentações da Orquestra de Violas de São Lourenço, sob a coordenação do músico Gustavo Costa.
A partir de 14 de outubro, as 16h, na Praça Brasil - a cidade será palco para apresentações da Orquestra de Violeiros de São Lourenço, fortalecendo o movimento de resgate e salvaguarda desta importante manifestação da cultura popular e tradicional.
O projeto é uma realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, Governo de Minas Gerais e apoio da Secretaria de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de São Lourenço.
Chame a família e os amigos e venha!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG