06:34hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
11/03/2017 11h42

Corpo de Bombeiros vistoria terrenos baldios em São Lourenço

Prefeitura fica responsável por notificar proprietários de terrenos com vegetação acima de 10 cm

Terreno Baldio no centro da cidade

Lotes vazios e próximos às residências do município serão vistoriados pelo Corpo de Bombeiros de São Lourenço. A Operação Prevenção Total pretende reduzir incêndios e a proliferação de animais e insetos peçonhentos. A ação teve início no primeiro dia deste mês e será realizada até maio.

Desde o início dos trabalhos, os Bombeiros fazem nove vistorias por dia. A operação consiste em verificar a condição dos loteamentos. Caso a vegetação esteja acima de 10 cm de altura, oferecendo risco à saúde pública, um relatório é enviado à prefeitura para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Assim que a prefeitura recebe o relatório de notificação, uma vistoria é feita no local para verificar se o proprietário precisa ou não retirar o mato alto do terreno. O critério de limpeza utilizado pela gestão municipal consiste na limpeza da vegetação.

Segundo o Tenente Cláudio Domingos, caberá à gestão municipal aplicar ou não a multa. “Em primeiro momento, a operação pretende identificar os lotes que favorecem o aparecimento de doenças e que oferecem situações de risco aos moradores. Os relatórios das vistorias serão encaminhados aos órgãos municipais responsáveis para que tomem medidas cabíveis”, afirma.

A Operação, no entanto, abrange apenas a zona urbana da cidade. Os proprietários de terrenos baldios terão um prazo de 10 dias para efetuar a limpeza do terreno caso ele seja notificado pela prefeitura. Já o responsável pelo loteamento, que reside em outro município, o prazo limite é de 15 dias a contar do recebimento da notificação para limpar o espaço. De acordo com o setor de fiscalização da gestão municipal, o auto de descumprimento da norma gera dívida de R$159,57.

O Corpo de Bombeiros orienta os munícipes a não jogar bitucas de cigarros em terrenos baldios para evitar possíveis incêndios. O 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Varginha atende outras cidades da região, que também estão recebendo este trabalho da corporação.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG