04:16hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
18/05/2017 08h57

CRAS do bairro Estação é inaugurado em São Lourenço

A unidade substitui o antigo centro da Vila Carneiro

CRAS inaugurado no bairro da Estação

O governo Célia Cavalcanti (PR) inaugurou nesta segunda-feira (15) o novo prédio do CRAS (Centro de Referência e Apoio Social) do bairro Estação, em São Lourenço. A nova sede do CRAS fica ao lado da Creche Santa Marcelina. O centro substitui a antiga unidade da Vila Carneiro, que precisava passar por uma redistribuição de atendimento e funcionava em local inapropriado.

A população dos dois bairros, contudo, serão entendidas pelo CRAS recém-inaugurado. No início desde mês, o Correio do Papagaio havia noticiado a transferência de endereço da unidade Vila Carneiro. Na época, a prefeitura informou que a mudança ocorreu devido à demanda da cidade e por causa das exigências legais de acessibilidade.

O CRAS da Vila Carneiro não dispunha de acesso principal adaptado com rampas, com rota acessível desde a calçada até a recepção, por exemplo. Estes quesitos estão entre as principais exigências legais para o funcionamento de um Centro de Referência e Apoio Social. O CRAS precisa ainda dispor de banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabíola Reno, nenhum bairro ficará sem atendimento. “Estamos adequando os locais para atender melhor a comunidade. Nosso trabalho consiste em receber todos os cidadãos dentro das normas propostas”.

Para que houvesse a mudança, a pasta fez também um diagnóstico das áreas de maior vulnerabilidade social, através de relatórios gerados pelo programa CADÚNICO e Bolsa Família. De acordo com o levantamento, foi constatado, por exemplo, que na Unidade do bairro Vila Carneiro, estão cadastradas cerca de 640 famílias, enquanto que o bairro Nossa Senhora de Lourdes, possui 996.

A partir de agora, a nova sede atenderá também aos bairros Barreiro, Centro, Mirante, Nossa Senhora de Lourdes, Federal e Ramon. Atualmente, o CRAS tem cadastro de aproximadamente 1100 famílias.

Serviços oferecidos pelo CRAS

As equipes do CRAS são formadas por psicólogos, assistentes sociais e coordenador. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Os trabalhos realizados pelo centro são: Programa de Atendimento Integral à Família; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; programa de acompanhamento a gestantes; atendimentos individuais; busca ativa das famílias em descumprimento com as condicionalidades do Programa Bolsa Família; benefício de prestação continuada e encaminhamentos às outras políticas intersetoriais e à rede socioassistencial.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG