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São Lourenço - Notícias
09/10/2014 09h47

Crer- Ser: educação e arte em ação, em São Lourenço

Projeto é exemplo de ação social e cultural, abrindo portas para as crianças e adolescentes da cidade.

Por Deborah Penna

O projeto Crer-Ser atua em são Lourenço há 10 anos. Fundado em 2004, nasceu da necessidade de dar uma nova oportunidade para os adolescentes da cidade, uma iniciativa particular de Carmélia Regina da Silva, apoiada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de São Lourenço.

Atualmente o projeto trabalha com 280 adolescentes, dos 10 aos 21 anos, de todas as classes sociais.

O Correio do Papagaio foi conhecer mais de perto esse projeto que deu certo. Que dá certo.

Muito além de um projeto social, o Projeto Crer-Ser é uma porta de entrada para um mundo de cores e de exploração dos sentidos que é o mundo da arte que, de outro modo, muitos adolescentes não conseguiriam entrar.

Para Ana Lúcia Pilz Borba, coordenadora do projeto, o Crer-Ser é o que o mundo deveria ter e ser. “É um lugar onde valorizamos os alunos e também onde trabalhamos várias questões culturais. É muito mais do que a própria aula, existe todo um contexto de valores humanos”, afirma.

E muitas vezes a arte é utilizada como ferramenta para ultrapassar as dificuldades.  “Temos muitas crianças encaminhadas, que estão em situação de risco, que passaram por problemas junto ao Conselho Tutelar, etc, e eles encaminham o adolescente para o projeto como terapia mesmo”, conta Lívia Maria de Freitas, professora de tecelagem que trabalha no projeto desde a sua fundação.

A criança não é problemática, mas sim o ambiente em que se encontra. Tanto que em 10 anos de atuação o projeto nunca teve casos de problemas com essas crianças-risco que foram encaminhadas. “A grande maioria vê isso aqui como a sua segunda ou até primeira casa”, explica o instrutor de capoeira, Jibóia Mineiro, que também está no projeto desde a sua fundação.

O adolescente experiencia através da arte um fortalecimento de caráter e acrescenta oportunidades ao seu mundo. “A oportunidade de você lidar com a arte, com a cultura, com o folclore, eu acho que é um instrumento de formação”, afirma a professora de tecelagem.

Cainã Chiarini, aluno do projeto há 8 anos, diz sentir-se parte de uma família. “Além de me ensinar vários ofícios, como a música e o teatro, como pessoa mesmo eu aprendi muito, aprendi a me soltar mais, a pertencer a um grupo. O projeto me mudou bastante”, afirma.

 “Temos vários exemplos de crianças que hoje em dia viraram professores aqui no projeto. E temos outras crianças que saem daqui e se profissionalizam lá fora. Alunos que começaram aqui a aprender música e agora estão na faculdade de música, ou de pedagogia. É muito gratificante acompanhar essa evolução”, acrescenta Lívia Maria de Freitas.

O projeto Crer-Ser oferece gratuitamente 17 oficinas: capoeira, circo, desenho, pintura, teatro, tecelagem, ballet, jazz, dança de rua, canto, coral e música (violão, violino, violoncelo, viola de arco, cavaquinho, bandolim, flauta doce, flauta transversal e percussão).

Além de ser o portal de acesso para um novo mundo, repleto de arte, música e movimento, o Projeto Crer-Ser serve também como uma plataforma de integração. Crianças de diferentes bairros e até mesmo de outras cidades se encontram num mesmo espaço para compartilhar das mesmas oficinas e sonhos, estimulando a convivência e a aceitação de pessoas diferentes, de diferentes idades e classes.

“É interessante que hoje em dia, em todas as escolas, existe o tal do bullying. Aqui não rola nada disso. É um magnetismo do bem maravilhoso. Trabalhamos muito essa história da aceitação, do trabalho de grupo”, ressalta o instrutor Jibóia.

Ralph Lage, secretário municipal de desenvolvimento social, garante que o sucesso do projeto Crer-Ser é “uma conquista baseada principalmente na qualidade e na dedicação dos servidores envolvidos. A excelência obtida nas diversas atividades tem o reconhecimento da comunidade de nossa cidade e região.”

Para participar, qualquer adolescente pode chegar na sede do projeto, situada na rua Ida Mascarenhas Lage, nº 497, no bairro Nossa Senhora de Fátima, acompanhado pelos pais, mas terá que se adequar às vagas. Há uma procura grande por determinadas oficinas, mas caso não haja vaga o aluno é colocado em lista de espera e é sugerida a participação em outra oficina. “Às vezes aquele aluno que veio para o violão entra numa outra oficina para esperar o violão e se encontra nela. Acontece muito isso. Ou às vezes ele continua ali e quando chegar na hora do violão ele faz as duas coisas. E tem aluno que chega e quer entrar em qualquer coisa, quer fazer parte do projeto”, explica Lívia.

Apesar de ter dado certo, dar certo e ser um exemplo de ação social e cultural na cidade e até na região, o Projeto Crer-Ser ainda tem muitos sonhos.

“Temos o sonho da sede própria, até porque não estamos mais cabendo aqui. Fazemos mapas para caber as aulas de música dentro das salas de música. E sonhamos também com um teatro. Quando temos as apresentações aqui o projeto lota e não cabe todo mundo. E a cidade não tem um teatro. Agora vamos fazer a apresentação na Eubiose, que está cedendo o espaço para o Festival de Artes Cênicas. Mas essa peça que estamos montando tem a participação de cerca de 80 crianças, todas as oficinas estão inseridas na peça, tem street dance, tem capoeira e a música vai ser tocada ao vivo. Enfim, precisaria de um palco, de um teatro”, sonha Lívia.

Ana, a coordenadora do projeto, acrescenta que seria importante mais independência financeira, mais apoios e investimentos. “Sonho fazer com que o projeto seja mais reconhecido e que seja uma referência de educação e cultura no país”, diz.

“Hoje em dia sinto que o projeto já é mais independente. Em relação à própria energia dele; é como um ser humano. Ele procura ficar do lado das pessoas que se identificam com ele”, explica o instrutor de capoeira. “Estamos aqui há 10 anos, mas se hoje nós sairmos o projeto já caminha sozinho”, conclui.

As conquistas do Projeto Crer-Ser são um exemplo de cuidado com o próximo, com a criança e com o adolescente através da arte, do trabalho de grupo, da alegria e do amor. 


 

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