13:09hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
20/11/2014 17h27

Cultura de Rua para todos em São Lourenço

Arena da Rima combina os elementos do hip hop e proporciona arte e cultura de rua para os jovens da cidade.

A 6ª edição do Arena da Rima, organizado pelo Movimento Independente de Resistência e Arte (MIRA) e Ponta de Flecha Estúdio, apresentou os elementos do hip hop, em grande estilo e com bastante público: competição de skate, apresentação de B-boys, apresentação musical e duelo de MC’s.

O evento aconteceu na Praça Dr. Humberto Sanches, na noite de sábado, 15 de novembro, e participaram 16 mc’s, que disputaram as diferentes categorias de Duelo de Tema e Duelo de Fogo, vencendo nesta edição Maik Liu (São Paulo) no Duelo de Tema, e Cleo Costa (Três Corações) o Duelo de Fogo. Também participaram skatistas de diferentes cidades da região no Game of Skate Arena, no qual Beto Gallo, de Três Corações, foi o vencedor.

O evento contou ainda com a disputa pelo “Trono de Fogo”, onde os vencedores do Duelo de Fogo desta edição e da anterior duelam entre si. O vencedor da edição passada, Kaká (Rafael Freitas), de São Lourenço, tem apenas 14 anos e permaneceu vitorioso no trono. Kaká afirmou que participar do Arena é uma oportunidade para passar mensagem e informação para as pessoas através do rap, e participa do projeto desde a sua segunda edição. “Evento como este ajuda a crescer o movimento do hip hop e influencia muita gente que está aí no mundo fazendo coisa errada”, afirmou Kaká.

Para o educador e agitador cultural, João Junior, um dos organizadores do evento, o projeto Arena da Rima é importante para jovens que gostam do estilo, tornando-se uma vitrine para os seus talentos, e que depende do envolvimento e participação de todos para funcionar. “É um evento do povo para o povo e o objetivo é promover a cultura de rua, a cultura popular”, destaca João Junior. “No começo eram só os artistas aqui de São Lourenço, depois foi vindo de Passa Quatro, Itanhandu, Três Corações, Aiuruoca, São Paulo. Então, a cada edição a gente tem visto tanto o número de participantes como o número de público aumentar gradualmente”, conta o agitador cultural.

O evento teve início às 18:00h e se estendeu até pouco mais da meia-noite, promovendo um encontro de arte, música e esporte. Um público misto compareceu e participou das votações, que além de voto público tem também um júri especializado, convidados a cada edição.

Além das batalhas, o evento contou com a apresentação musical do Hilicituz Mc’s, de Itajubá e com a discotecagem do DJ Gustavo Souza, de São Paulo.

As batalhas de mc’s tiveram sua origem na década de 70, nos Estados Unidos e se popularizaram no Brasil na década de 80. Nas batalhas, cada uma com suas regras específicas, os mestres de cerimônia (MC’s) duelam entre si com rimas improvisadas em cima de uma base colocada pra rodar na hora pelo DJ. O público e o júri vão escolhendo os melhores, pelo conteúdo das rimas, carisma e ritmo. As rimas devem ter conteúdo, ideologia, humor e sarcasmo, e principalmente envolver o público, que acaba entrando na disputa, torcendo por quem está rimando melhor. A rapidez de raciocínio, a criatividade e a capacidade de empolgar a platéia são essenciais para o competidor se tornar um dos vencedores das batalhas de mc’s.

João Junior garante que continuará realizando o evento, porque é um incentivo à cultura que, segundo ele, falta muito em São Lourenço, e também porque é um espaço para anônimos revelaretm seus talentos e por possibilitar agregar outras vertentes da arte. 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br