03:02hs
Segunda Feira, 20 de Setembro de 2021
São Lourenço - Notícias
23/09/2015 11h54

Curso de teatro desenvolve o potencial criativo de educadores, em São Lourenço

O ator, diretor, escritor e professor Mauri de Castro ofereceu aos participantes técnicas que os capacitem a inserir o teatro em seu cotidiano.


Técnicas teatrais ligadas à educação são ferramentas eficazes para desenvolver o potencial
criativo na construção de conhecimentos, orienta Mauri

Por Gislene Vilela

 

Aconteceu dia 19/09, no auditório da Sociedade Brasileira de Eubiose, o primeiro módulo do curso prático de vivências teatrais para educadores, realizado pelo Núcleo Ararat e ministrado pelo professor de Artes Cênicas Mauri Fernandes de Castro.

Como ator, Mauri atuou em: 82 espetáculos, 28 filmes, trabalhos para a TV, entre eles: novela O Rei do Gado, Escolinha do Professor Raimundo, A Praça é Nossa e outros. Ministrou e desenvolveu 31 cursos e projetos teatrais sócioeducativos. Dirigiu 78 peças, escreveu 16 e mais 7 adaptações de obras da literatura brasileira e publicou 2 livros. Conquistou 6 Prêmios de Melhor Ator e 3 de Melhor Diretor.

O foco foi realizar um trabalho de desenvolvimento do potencial criativo através das técnicas de teatro com educadores e pessoas que almejam trabalhar com crianças, adolescentes e jovens. E que eles, posteriormente, possam ser multiplicadores na realidade onde vivem, já que o teatro é um valioso recurso didático pedagógico. “Completando 41 anos de atividades ininterruptas na área do teatro, cinema e da TV, nos últimos 20 anos me dediquei quase que exclusivamente para o teatro sóciopedagógico, como uma maneira de contribuir com a sociedade” ressaltou Mauri.

Utilizando exercícios teatrais, Mauri proporcionou aos participantes além do aprendizado, momentos prazerosos e novas experiências. “O curso foi edificador, agradável e empolgante. Espero poder multiplicar as vivências”, escreveu uma das educadoras. “O que nós atores fazemos é desenvolver a habilidade de comunicar com as pessoas, seja através do olhar, do corpo, do tato, da voz. Refletir sobre a realidade. Depois de nos habilitarmos a comunicar, elevamos essa comunicação no nível da arte e chega ao teatro” contou Mauri. Os participantes relataram que as técnicas aprendidas foram relevantes, pois irão contribuir para o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural de seus educandos. Na vivência das atividades compreenderam o quanto os exercícios apresentados podem ser instrumentos eficazes na criação de condições para a construção de conhecimentos.

Após o curso, com duração de 8 horas, cada participante recebeu certificado e uma apostila contendo mais de 300 exercícios. Segundo Mauri, a apostila é fundamentada e transcrita por educadores que trabalham com artes cênicas nas escolas, professores bem conceituados no Brasil, entre eles, 10% do Paulo Coelho, que foi professor de teatro antes de começar a escrever letras para Raul Seixas.

“Quero pedir que todos se preocupem com as crianças, adolescentes e jovens. Incentive-os à leitura porque sem conhecimento, não chegaremos a lugar nenhum. A única coisa que vai mudar esse pais é o conhecimento, a arte e a sensibilidade” concluiu Mauri.


Mauri de Castro acompanhado dos organizadores e participantes do curso


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008 | (35) 99965-4038
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG