15:45hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
14/11/2014 13h02

Dia Mundial do Diabetes

Campanha de conscientização, atividades físicas e palestra.

O Dia Mundial dos Diabetes procura chamar a atenção para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado.

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) mais de 400 milhões de pessoas têm a doença no mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, há aproximadamente 14 milhões de pessoas com diabetes e aparecem 500 novos casos por dia.

Cerca de 160 países participaram da iniciativa e em São Lourenço a data também não vai passar em branco.

No sábado, dia 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unimed, vai comemorar o Dia Mundial do Diabetes com diferentes atividades na parte da manhã.

Às 9:00h haverá um aula de ginástica na praça João Lage e às 10:00h uma palestra sobre diabetes, no salão de eventos do Parque das Águas. Durante a manhã ainda será realizado a aferição da pressão arterial e exame de glicerina capilar, assim como o cálculo do índice de massa corporal.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, o tema central da campanha deste ano foca a adoção de uma alimentação saudável, prática do exercício físico e educação em Diabetes, que tem como objetivo a necessidade crescente de informações à população sobre o diabetes e o aumento de programas de prevenção, para evitar ou retardar a doença.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo e foi tornada oficial em 2007.

O símbolo da campanha é um círculo azul. A Sociedade Brasileira de Diabetes explica o significado: “os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união”.

 

 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br